ENVE 2019 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos

Batido o recorde nacional e ibérico de participantes

Nos dias 11 e 12 de maio de 2019, realizou-se a sétima edição do ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, na Expotorres, na cidade de Torres Vedras.

O ENVE é um evento organizado anualmente pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e coloca no mesmo local utilizadores de VE e pessoas curiosas, em conjunto com marcas e empresas fabricantes, quer de veículos, quer de sistemas de carregamento.

Um dos pontos-chave é permitir que toda a família (crianças e adultos) faça o “batismo elétrico” nas diversas viaturas que estiveram à disposição da realização de Test Drives, quer sejam automóveis ou veículos de duas rodas (motociclos, scooters, ciclomotores, bicicletas ou trotinetes).

O programa do ENVE 2019 foi bastante diversificado e permitiu que os participantes tivessem oportunidade de ouvir e partilhar as suas experiências quotidianas a bordo de veículos elétricos. A Associação DECO realizou uma palestra dedicada a um assunto fundamental para muitos utilizadores – a instalação de equipamentos de carga em condomínios.

No final do primeiro dia decorreu mais uma Tertúlia Elétrica, este ano moderada pelo jornalista Sérgio Magno (Exame Informática) e com a presença de Alexandre Videira (presidente da MOBI.E), Carlos Jesus (ZEEV), Luís Reis (CEiiA) e Henrique Sánchez (presidente da UVE).

Pode assistir à Tertúlia Elétrica no nosso canal do Youtube, aqui.

No segundo dia realizou-se uma palestra original, eFamila, com a presença de três famílias e respetivos VE – seis automóveis e duas motas -, que partilharam as suas experiências ao longo de vários anos de mobilidade elétrica. Consumos, rotinas, custos, poupanças, dificuldades, hábitos novos, exemplos de viagens, carregamentos, tudo foi motivo para conversar e esclarecer a audiência sobre o novo paradigma da mobilidade familiar.

Pode assistir à palestra eFamilia no nosso canal do Youtube, aqui.

No decorrer dos dois dias do ENVE, realizaram-se vários momentos dedicados à partilha de experiências e discussão de questões entre utilizadores, nos momentos “Conheça o Veículo“, com a presença de várias marcas e modelos de veículos elétricos.

A meio da tarde de domingo realizou-se uma das atividades mais visíveis e espetaculares dos ENVE, o desfile elétrico, pelas principais ruas e artérias da cidade de Torres Vedras. Este ano desfilaram 151 veículos elétricos (de 2 e 4 rodas). O silêncio foi o ponto de ordem durante a passagem dos VE. Os transeuntes e pessoas que estavam nas esplanadas observaram, com espanto, uma longa fila de viaturas elétricas e, simultaneamente, ausência total de ruído e fumo.

Na conclusão do ENVE atribuíram-se certificados de presença aos proprietários que se deslocaram de mais longe e aos proprietários que mais quilómetros possuem nos respetivos veículos elétricos. Foram também realizados os nossos populares sorteios, este ano com a oferta de 5 fins-de-semana com um veículo elétrico, 5 cartões CEME e uma wallbox.

Na 7ª edição do ENVE (Encontro Nacional de Veículos Elétricos) atingimos 2 records nacionais e ibéricos. A todos os participantes e voluntários que permitiram que o ENVE continue a ser um sucesso, o nosso muito obrigado!