ENVE 2018 – Debates e Conversas

Tertúlia Elétrica. Grandes Viagens, e-Conversas.

Grandes Viagens

Este ano no Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2018, realizou-se um Debate sobre as Grandes Viagens que contou com a presença do Manolo Oliveira, do Pedro Lopes, do Pedro Faria e do Henrique Sánchez.

Foram relatadas diversas experiências realizadas em viagens com milhares de quilómetros, das quais a mais emblemática foi a realizada pelo Manolo com a Glória num Kia Soul EV, 100% elétrico, que ligaram o Cabo da Roca, a ponta mais ocidental da Europa ao Cabo Norte a ponta mais a norte da Europa na Noruega, num aventura de mais de 14.000 km.

e-Conversas

Realizou-se o e-Conversas, um debate com a presença do Presidente da ABRAVEI, Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores, Edgar Escobar, do Delegado da AUVE, Asociación de Usuarios de Vehículos Eléctricos de Espanha, Juan Moya e do Presidente da UVE de Portugal, Henrique Sánchez.

Neste debate trocaram-se experiências sobre o estado da mobilidade elétrica nos três países, tendo Edgar Escobar da ABRAVEI do Brasil, oferecido à UVE na pessoa do seu Presidente uma Placa muito elogiosa sobre a atividade desenvolvida pela UVE em Portugal e como esta serviu de inspiração à atividade da ABRAVEI no Brasil.

A UVE agradece o amável gesto e reafirma a sua intenção de continuar a sua atividade em prol do desenvolvimento da mobilidade elétrica, partilhando as suas experiências e aprendendo com as experiências das Associações congéneres.

Na troca de experiências entre Portugal e Espanha ficou o desafio da realização de um Encontro de Utilizadores de veículos elétricos próximo da fronteira dos dois países e da necessidade da interoperabilidade das redes de carregamento de Portugal e Espanha.

Tertúlia Elétrica

Realizou-se ainda a Tertúlia Elétrica, que contou com a presença de Alexandre Videira, Presidente da MOBI.E, de João Gomes, Diretor Geral da Mobiletric, Operador de Postos de Carregamento (OPC), de Sérgio Magno, jornalista da Exame Informática, grande conhecedor da realidade da mobilidade elétrica em Portugal e de Henrique Sánchez, Presidente da UVE.

A Tertúlia Elétrica ofereceu um debate muito animado e participado que se centrou, naturalmente, no ponto mais urgente da atualidade, a reparação, atualização e aumento da Rede Pública de Carregamento, da necessidade de entrarmos rapidamente na fase comercial e na correta utilização destes postos por todos os utilizadores, particulares e empresas.

 

A UVE pretende continuar a promover eventos de interesse geral sobre a mobilidade elétrica.