UVE participa no Seminário Mobilidade Sustentável em Montemor-o-Velho

Evento promovido pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro (AREAC).

No dia 14 de novembro de 2017, a AREAC promoveu em Montemor-o-Velho, um seminário subjacente ao tema Mobilidade Sustentável.

A AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro tem por missão contribuir para a eficiência energética e para o melhor aproveitamento dos recursos energéticos endógenos, desenvolvendo projetos e métodos e disseminando as melhores técnicas e procedimentos com vista à utilização racional da energia e dos recursos e à defesa e preservação do ambiente, tendo em vista a promoção de um desenvolvimento local sustentável.

O seminário teve dois painéis com diversos oradores e entidades representadas.

Painel I – A Mobilidade em Portugal

  1. Os VE e as energias renováveis em Portugal: Oportunidade para as comunidades, APVE – Associação Portuguesa do Veículo Elétrico
  2. A aquisição de Veículos Elétricos já é uma opção dos portugueses? Desafios e dificuldades de um utilizador de um Veículo Elétrico, UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
  3. Rede Mobi.E, Programa para a Mobilidade Elétrica em Portugal

Durante a primeira parte do seminário os intervenientes apresentaram e deram a conhecer vários pontos de vista sobre diversos temas que estão na ordem do dia: eficiência energética, utilização de Veículos Elétricos e situação sobre a rede pública de carregamento de viaturas elétricas em Portugal.

Painel II – Projetos

  1. Projetos atuais, veículos no mercado, dificuldades, desafios e visões, Renault
  2. Plataforma Living the Planet, Estudo de Caso. Mitigação da exploração de Lítio, GAL (Global Association for Life)
  3. Programa nacional: Portuguese Trails (The European cycle route network), Turismo de Portugal
  4. Compromisso pela bicicleta, Universidade de Aveiro

Na segunda parte, foram apresentados vários projetos nacionais, que visam uma preocupação comum a alguns setores da sociedade – a mudança do paradigma do consumo de hidrocarbonetos (combustíveis de origem fóssil) para a utilização de energias renováveis.

No final do seminário foi dada especial atenção à mobilidade suave (utilização da bicicleta) com a apresentação do projeto Portuguese Trails.

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos agradece à AREAC e ao Município de Montemor-o-Velho a oportunidade de participar e poder divulgar as vantagens da mobilidade elétrica.