Carta Elétrica – Tudo o que precisa de saber sobre Veículos Elétricos

O Grupo Impresa e o Jornal Expresso, em parceria com o Grupo EDP e EDP Comercial e apoio da UVE, lançaram a Carta Elétrica, um projeto que reúne especialistas, esclarece mitos, debate as principais tendências, aponta caminhos e apresenta soluções para uma mobilidade mais elétrica e sustentável.

Consulte todos os conteúdos desenvolvidos no âmbito do projeto Carta Elétrica:

Os debates serão focados nos temas estruturais da mobilidade.
Três eventos digitais transmitidos a partir da página de Facebook do Expresso.

  • 8 de setembro, 15h00 | O que se segue na Mobilidade Elétrica

Datas dos próximos debates:

  • 26 de outubro, 11h00 | O que se segue nos carregamentos
  • 24 de novembro, 11h00 | O que se segue para as empresas

Publicações no semanário Expresso

Análises e guias práticos e informativos sobre os principais temas e dúvidas da mobilidade elétrica serão publicados no jornal Expresso a partir de 13 de setembro de 2021.

Os episódios têm a duração de dois minutos e são exibidos no canal SIC Notícias e posteriormente publicados no portal do Expresso, em peças que explicam e desenvolvem cada tema.

Estreiam todas as segundas-feiras na faixa horária das 13h00 na SIC Notícias, com repetições às terças e domingos – nas faixas horárias das 9h00 e 15h00 respetivamente.


Episódios Carta Elétrica

Episódio 1 – Os mitos da mobilidade


Episódio 2 – Os conceitos básicos
O que é um carro elétrico; diferença entre um carro 100% elétrico, híbrido e PHEV – Automóvel híbrido plug-in.


Episódio 3 – As baterias
Capacidade, principais preocupações, evolução tecnológica, garantias, manutenção, vida útil e reciclagem.


Episódio 4 – A mecânica
Os principais componentes do veículo elétrico e o seu funcionamento


Episódio 5 – O Carregamento
Carregamento dentro – moradias e condomínios – e fora de casa, carregamento AC e DC, diferentes potências de carregamento e digitalização da experiência do utilizador.


Episódio 6 – Código da Estrada para Veículo Elétrico
Regras de sinalização; selo Veículo Elétrico e principais pontos do regulamento e funcionamento da Mobilidade Elétrica em Portugal.


Próximos episódios:

  • Experiência de condução num Veículo Elétrico (estilo de condução mais eficiente, mais tecnológica e mais digital)
  • Dia a dia com um Veículo Elétrico (a rotina diária com um VE, carregamento)
  • Planear uma viagem num Veículo Elétrico (plataformas digitais, rede carregamento nacional e internacional)
  • Vantagens económicas de conduzir um Veículo Elétrico (temas: TCO, incentivos fiscais)

Quinzenalmente, será lançado um novo podcast com os especialistas da Carta Elétrica onde, além de temas específicos, respondem às perguntas colocadas pela linha WhatsApp.

Em breve serão anunciados os temas, convidados e os dias em que estes podcasts serão disponibilizados. A UVE estará presente em alguns desses episódios.


Podcast | Episódio 1 | 8 de outubro de 2021

COMO FUNCIONA UM CARRO ELÉTRICO? E COMO ESCOLHER O CARRO IDEAL? AINDA FAZ SENTIDO SER DONO DE UM CARRO? QUE ALTERNATIVAS HÁ?

Neste episódio pode encontrar várias respostas e uma certeza: enquanto os desafios são contornados, é necessário combater mitos. Pedro Faria, da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, e Pedro Saraiva, diretor-executivo da Kinto, uma empresa de soluções de mobilidade, são os convidados deste primeiro episódio do Carta Elétrica, o novo podcast do Expresso sobre mobilidade elétrica.


Casa, economia verde, autonomia, descontos, tecnologia, mecânica, incentivos: são muitas as dúvidas na mobilidade. Dúvidas que necessitam de respostas concretas.

Foi reunida uma equipa de especialistas, cuja função é esclarecer as suas dúvidas.

Linha WhatsApp – 930 440 750

Este número encontra-se disponível para que possa enviar as suas perguntas ou temas que gostasse de ver esclarecidos pelos especialistas do projeto Carta Elétrica.


Soluções de carregamento elétrico para empresas mais eficientes e sustentáveis

A mobilidade nas empresas está a mudar. Na hora de equipar ou renovar as suas frotas automóveis, as soluções elétricas são as eleitas. Saiba mais sobre as suas vantagens e recursos e diga adeus aos motores de combustão.


Mobilidade elétrica: Um futuro com tanto de oportunidades como de desafios

O futuro da mobilidade elétrica é o tema do primeiro encontro do projeto Carta Elétrica, uma iniciativa do Expresso em parceria com a EDP – que arranca a 8 de setembro com o primeiro evento – e pretende abordar e ensinar tudo sobre o novo paradigma da mobilidade.


A Carta Elétrica chega com a missão de aumentar a literacia sobre a mobilidade do futuro

No passado dia 8 de Setembro o Grupo Impresa e o Jornal Expresso, em parceria com o Grupo EDP e EDP Comercial e a UVE como parceiro técnico, lançaram a Carta Elétrica, um projeto que reúne especialistas, esclarece mitos, debate as principais tendências, aponta caminhos e apresenta soluções para uma mobilidade mais elétrica e sustentável. Durante quatro meses, no âmbito da Carta Elétrica, serão apresentados guias, podcasts e debates para que nenhum tema fique por esclarecer.


Carros elétricos: “Se queremos chegar à classe média temos de baixar o preço”

A primeira conferência do projeto Carta Elétrica, uma iniciava que junta o Expresso e a EDP teve lugar a 8 de setembro na sede da Impresa, em Paço de Arcos.
Conheça as conclusões do debate, que serviu também para lançar o projeto Carta Elétrica.


Está na hora do primeiro guia para uma nova mobilidade. Conheça a Carta Elétrica

O projeto que junta Expresso, SIC Notícias e a EDP vai promover durante quatro meses uma discussão alargada e profunda que visa aproximar o público dos especialistas para dar a conhecer soluções para uma mobilidade mais elétrica e sustentável. Ao longo de quatro meses, a Carta Elétrica vai promover um novo roteiro para a mobilidade elétrica.