Incentivos à Aquisição de Veículos Elétricos

Os Incentivos à Aquisição de Veículos Elétricos, apenas aos 100% elétricos, aplicam-se a veículos ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias, ciclomotores, motociclos e bicicletas citadinas ou bicicletas de carga (cargo bikes) convencionais ou elétricas. Estes incentivos são aplicáveis a veículos novos, adquiridos em Portugal.

Cada um dos Incentivos à Aquisição de Veículos Elétricos tem regras específicas referente aos veículos e utilizadores elegíveis para a candidatura. Deve consultar cada um dos regulamentos antes de proceder à recolha e submissão da informação e documentos da candidatura.

Incentivos à Aquisição de Veículos Elétricos
atualmente em vigor

Incentivo para compra de Veículos Elétricos em 2021

Foi publicado a 5 de março de 2021 o Despacho n.º 2535/2021, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2021), e foi disponibilizado o formulário on-line para candidatura ao mesmo.

Candidaturas abertas até 30 de novembro de 2021


Incentivos Financeiros na Aquisição de Veículos Elétricos e Postos de Carregamento 2021 – Açores

O Governo dos Açores publicou no passado dia 27 de abril de 2021 a informação relativa aos incentivos à introdução de veículos elétricos novos na Região, quer sejam adquiridos ou quer sejam alvo de contrato de locação financeira (leasing). A comparticipação pode chegar aos 4.550 €, caso se verifiquem todas as majorações previstas. Este incentivo regional é cumulativo com o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2021)


Programa de Apoio à Aquisição de Bicicleta do Município de Lisboa (PAAB)

Encontram-se abertas as candidaturas para o PAAB – Programa de Apoio à Aquisição de Bicicleta do Município de Lisboaaté 30 de novembro de 2021, em que são elegíveis as aquisições de bicicletas, acessórios ou serviços de reparação efetuados a partir do dia 1 janeiro de 2021.

Para quem adquiriu bicicletas em 2020 – entre 3 de junho e 31 de dezembro – pode submeter a sua candidatura ao PAAB até 30 de junho de 2021.


Incentivo à aquisição de veículos 100% elétricos a instituições prestadoras de apoio ao domicílio

Inserido no PPR – Plano de Recuperação e Resiliência, está o Programa Mobilidade Verde Social, um incentivo à aquisição de Veículos Elétricos por entidades da Economia Social e Solidária que prestem apoio ao domicílio no âmbito de serviços sociais.


Incentivos à Aquisição de Veículos Elétricos,
em anos anteriores


(entre 2012 e 2014, os incentivos financeiros para a aquisição de veículos eléctricos foram suspensos)



Artigos UVE sobre Incentivos de Aquisição de
Veículos Elétricos

Consulta Pública PRR – Plano de Recuperação e Resiliência 2021

Encontrou-se em Consulta Pública, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência 2021, de 15 de fevereiro a 1 de março. A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos submeteu a sua contribuição, a 26 de fevereiro de 2021. Conheça os detalhes da posição da UVE relativamente ao PRR.


Balanço do Incentivo à Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões 2020

As candidaturas ao incentivo de aquisição de Veículos de Baixas Emissões decorreram até ao dia 30 de novembro de 2020, às 23h59min. A dotação disponível de 4.000.000€ foi entregue na sua totalidade pelas várias categorias disponíveis.


Comunicado nº4/2020 | Orçamento de Estado 2021

Comunicado UVE sobre o Orçamento de Estado para 2021, atualmente em apreciação na Assembleia da República, no que refere à Mobilidade Elétrica e à eletrificação dos transportes e da mobilidade dos cidadãos.


Resumo do incentivo do Fundo Ambiental para a aquisição de Veículos Elétricos em 2019

Foram entregues 1.086 incentivos para aquisição de carros elétricos, dos 1.690 pedidos submetidos ao Fundo Ambiental. A crescente procura de veículos elétricos, sejam carros, motas ou bicicletas, levou a que o valor destinado aos incentivos para aquisição dos mesmos, tenha sido completamente esgotado.


Apresentação de Propostas para a Mobilidade Elétrica

Antecipando as eleições legislativas deste ano, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, apresentou propostas que gostaria de ver contempladas nos programas eleitorais dos partidos políticos, no âmbito da Mobilidade Elétrica.


OE 2017 e os incentivos à aquisição de veículos elétricos

Face à proposta de Orçamento de Estado para 2017 (OE 2017), nomeadamente no que diz respeito ao tema da mobilidade elétrica, a UVE elaborou um Comunicado de Imprensa no sentindo de clarificar o impacto da proposta.