Resumo do incentivo do Fundo Ambiental para a aquisição de Veículos Elétricos em 2019

Foram entregues 1.086 incentivos para aquisição de carros elétricos, dos 1.690 pedidos submetidos ao Fundo Ambiental.

A crescente procura de veículos elétricos, sejam carros, motas ou bicicletas, levou a que o valor destinado aos incentivos para aquisição dos mesmos, tenha sido completamente esgotado.

Quando iniciaram as candidaturas ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, o número de inscrições superaram as expectativas, atingindo os milhares de pedidos num curto espaço de tempo.

Segundo os dados do Fundo Ambiental foram registados 1.690 pedidos para Incentivo de Aquisição de carro Elétricos. Destes pedidos, 1.086 conseguiram o incentivo de 3.000 euros, no caso dos particulares, e 2.250 euros, para as empresas.

Para além dos automóveis, foram submetidas 1.226 candidaturas aos incentivos para a compra de bicicletas elétricas, dos quais foram efetivamente concedidos 1.007 incentivos.

Quanto ao Incentivo de aquisição de motas elétricas, o valor total entregue foi de 57 mil euros, muito aquém dos 100 mil estabelecidos. Foram entregues 148 incentivos. Desta forma, visto que sobrava algum valor na verba destinada às motas, o Governo direcionou o remanescente tanto para os carros como para as bicicletas.

No ano de 2020 existirão mais Incentivos para a Aquisição de Veículos Elétricos, devido à já referida crescente procura por automóveis elétricos, e tal como já tinha sido referido pelo ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

O apoio do Estado vai aumentar, conforme indicado na proposta de Orçamento do Estado para 2020, onde há um reforço da verba a atribuir ao Fundo Ambiental. Contudo, a dotação do Fundo Ambiental aumenta, mas o valor de cada incentivo deverá manter-se.

Embora tenha ficado aquém das expectativas, o incentivo para aquisição de motas elétricas, manter-se-á. A diferença em relação aos incentivos de 2019, é a remoção do incentivo para aquisição de bicicletas elétricas. A norma no Orçamento do Estado para 2019, que previa um incentivo, no valor de 250 euros por unidade, e dependente da apresentação de fatura que especifique se trata de uma bicicleta de cidade, não é renovada nesta proposta de Orçamento do Estado para 2020.