Carregamentos na Europa

Quando falamos em Carregamento dentro do território nacional, podemos oferecer facilmente informação sobre Como Carregar, como pesquisar os Pontos de Carga, como desbloquear os postos de carregamento, etc. Contudo, fora de Portugal, as condições são diferentes.

Por exemplo, ao contrário de Portugal, em Espanha não existe um meio de pagamento uniforme nos Postos de Carregamento, ou seja, existem locais onde o pagamento é feito mediante uma aplicação de telemóvel, ou Cartão de Crédito, ou de um Cartão específico para os Postos de Carregamento, etc.
O mesmo se verifica no restante do território Europeu.

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos foca a sua atividade na Mobilidade Elétrica em Portugal, pelo que poderemos oferecer algumas sugestões para efetuar o carregamento fora de Portugal, contudo, caberá ao Utilizador efetuar o planeamento da sua viagem e validar como deverá proceder ao carregamento durante a mesma.

Espanha – Electromaps

Uma das melhores ferramentas/aplicações para viajar em Espanha com um Veículo Elétrico é o Electromaps. Para além de ser um Parceiro UVE, trata-se de uma empresa espanhola, que efetuou o levantamento dos Postos de Carregamento para Veículos Elétricos na Europa.
A disponibilidade dos postos pode ser verificada à priori, tal como a potência e o tipo de tomadas para carregamento.

Uma das outras características que a Electromaps oferece (à semelhança de outras aplicações), é a indicação de qual o Operador do Posto de Carregamento, através do qual pode saber como deverá proceder ao pagamento.

Espanha – Iberdrola

A empresa espanhola Iberdrola dispõe de uma aplicação para telemóvel, onde poderá consultar os postos de Carregamento disponíveis e associar um cartão para pagamento do valor, diretamente pela App.

Pode consultar a informação disponível e efetuar o download da aplicação da Iberdrola, aqui.

Espanha (Madrid) – EMT Madrid

O Electro-EMT é um projeto da EMT – Empresa Municipal de Transportes que disponibiliza Postos de Carregamento Rápido, em Madrid. Os postos encontram-se em Colón, Recuerdo, Jacinto Benavente e Marqués de Salamanca, num total de 5 Postos de Carregamento Rápido.

Através da aplicação para telemóvel, os utilizadores podem ativar, reservar e pagar os carregamentos. Saiba mais, aqui.

TDC – Tesla Destination Chargers

O fabricante americano procedeu à instalação de vários Pontos de Carregamento, por todo o mundo, em adição às estações de Super Carregadores Tesla. Ao contrário dos Super Carregadores, que são exclusivos para veículos Tesla, os TDC – Tesla Destination Chargers têm dois carregadores: um exclusivo para Teslas, e outro que pode ser utilizado pelos restantes Veículos Elétricos.

É comum encontrar os TDC – Tesla Destination Chargers em hotéis, locais de restauração, pousadas, parques de estacionamento, etc. Pode consultar a localização destes Postos de Carregamento, aqui.

Saiba mais: