Que tipo de Veículos Elétricos existem?

O melhor veículo ecológico é aquele que satisfaz a necessidade do seu condutor com o mínimo de emissões poluentes. Esta variação na escolha do melhor veículo ecológico pode prender-se com a autonomia, a classe do veículo ou o tipo de carga.

Atualmente há três tipos de veículos que representam os interesses da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos:

Veículo 100% Elétrico

Ou BEV – Battery Electric Vehicle ou Elétrico puro.
É um veículo que tem como meio exclusivo de propulsão um ou dois motores elétricos alimentados por baterias, as quais são carregadas através de uma ligação à rede elétrica.


Atualmente existem modelos de todas as categorias de veículos com motor 100% elétrico: Passageiros e Mercadorias (Ligeiros e Pesados), Ciclomotores, Motociclos, Quadriciclos, Triciclos, etc. Tal como também bicicletas, trotinetes, barcos e aviões.


Veículo Elétrico com extensor de autonomia

Ou Híbrido em Série ou REX ou BEVx.
É idêntico ao Veículo 100% Elétrico, mas incorpora um motor extra com outro combustível que serve de gerador para carregar as baterias do veículo em andamento.

Estes veículos usam apenas o motor elétrico como meio de propulsão para se deslocarem. As baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.


Veículo Híbrido Plug-In

Ou PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle ou híbrido plug-in em paralelo.
É um veículo que além de usar a motorização elétrica para se deslocar, usa igualmente um segundo motor alimentado por combustível. Não obstante, as baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede eléctrica.


Saiba mais: