Soluções de carregamento elétrico para empresas mais eficientes e sustentáveis

A mobilidade nas empresas está a mudar. Na hora de equipar ou renovar as suas frotas automóveis, as soluções elétricas são as eleitas. Saiba mais sobre as suas vantagens e recursos e diga adeus aos motores de combustão.

Artigo original publicado pelo Expresso, no âmbito do projeto Carta Elétrica


Sabia que as frotas corporativas representam apenas 20% do total de veículos na Europa, mas ao percorrerem 40% dos quilómetros totais, são responsáveis por metade das emissões de dióxido de carbono? Os números confirmam o que há muito tem vindo a ser dito em nome da sustentabilidade: é preciso descarbonizar, rapidamente, o planeta. Como?

Para quem anda na estrada, a mobilidade elétrica é a alternativa sustentável aos motores de combustão. Esta tendência está já a ser seguida por muitas organizações preocupadas com o ambiente e conhecedoras das vantagens da eletrificação da sua frota. No entanto, ainda persistem alguns mitos.

MENOS CUSTOS E MAIS EFICIÊNCIA: OS BENEFÍCIOS DE TER UMA FROTA ELÉTRICA

Já sabemos que os carros elétricos são menos poluentes, visto as suas emissões de gases para a atmosfera enquanto circulam serem nulas. É menos um custo para o planeta, mas para a empresa também. Há, ainda, outras vantagens, como menores custos de propriedade, e duas bastante relevantes para um gestor de uma frota: menos manutenção e é mais barato carregar um elétrico, face aos combustíveis tradicionais. Tudo isto dá origem a poupanças reais nas contas anuais da organização.

MAIOR AUTONOMIA E CARREGAMENTO MAIS FACILITADO

No momento de decidir entre a aquisição de um veículo elétrico ou de combustão, há outros fatores que pesam na escolha. A autossuficiência e o abastecimento são os principais. No entanto, se ainda tem dúvidas quanto à autonomia e ao carregamento das baterias dos veículos elétricos, esqueça o passado. 

As baterias já não são o que eram, garantem muito mais eficiência e quilómetros rodados e, quanto ao carregamento, o mercado oferece soluções mais fáceis, práticas e rápidas. Atualmente, além de uma rede de postos de carregamento na via pública em grande expansão pelo país, há marcas que propõem fazê-lo nas instalações da própria empresa e até é possível gerir todo o processo digitalmente. A EDP Comercial, principal comercializador de eletricidade em Portugal, é uma dessas marcas.

RECURSOS À MEDIDA DAS NECESSIDADES DE CADA EMPRESA

A EDP conta com um portefólio de soluções tanto para espaços de acesso público, como privado. Diferentes níveis de customização e possibilidade de modalidades “as a service” sem investimento inicial nos carregadores, permitem às organizações optar pelas que lhes são mais convenientes. Destacamos três das suas propostas empresariais.

Light Charger EDP

De fácil instalação, o Light Charger EDP é um recurso chave-na-mão que carrega o equivalente a 100 km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas, dependendo da potência do carregador e do modelo do veículo. Este é um dos modelos de carregadores que a EDP Comercial tem à disposição das empresas. O leque de soluções disponíveis vai desde os carregadores normais (entre 3,7-22kW) aos rápidos (50kW), de acordo com as várias necessidades da frota de cada empresa.

EDP EV.Charge

Com cada vez mais frotas a optarem por elétricos ou híbridos plug-in, é também fundamental encontrar as soluções mais práticas e convenientes para que um gestor de frota possa gerir carregamentos, consumos, utilizadores e respetivos acessos. A EDP EV.Charge é a plataforma ideal para esta necessidade, permitindo também acertos de contas automáticos entre colaboradores e empresa, integrando todas estas funcionalidades através de uma experiência totalmente digital. A adesão a esta plataforma pode ser feita através da aquisição do equipamento ou subscrita na modalidade de prestação de serviços, sem investimento inicial.

Cartão Mobilidade elétrica EDP
A rede pública de carregamento continua a crescer. Atualmente, já são mais de 3500 pontos de carregamento normais, rápidos e ultrarrápidos espalhados por todo o país. Para aceder a esta rede, designada por Mobi.E, é necessário um cartão de mobilidade elétrica fornecido por um Comercializador de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME). Até à data, a EDP já emitiu mais de 33 mil cartões CEME. O cartão Mobilidade Elétrica EDP pode ser solicitado através do 808 500 808 ou em edp.pt. A plataforma digital EDP EV.Charge, acima descrita, também já permite acionar os carregamentos destes veículos na rede pública, garantindo uma experiência cada vez mais integrada.

5 PASSOS PARA DIZER ADEUS AO GASÓLEO E À GASOLINA

Ainda tem dúvidas sobre os passos a dar para implementar, sem falhas, uma frota elétrica? A EDP, que também ela se comprometeu a eletrificar 100% da sua frota ligeira até 2030, apoia todo o processo. Cinco ideias importantes a reter:

  1. Pesquisar e planear garantem o racional de custos e uma implementação eficaz. 
  2. Consciencializar os colaboradores para a adoção de veículos elétricos, promovendo, por exemplo, “test drives”. 
  3. Dar prioridade à substituição de todos os veículos com percursos previsíveis, para simplificar o planeamento das necessidades de carregamento (de preferência com carregamento noturno e beneficiando de tarifas de eletricidade mais competitivas). 
  4. Adotar ferramentas capazes de simular o potencial de eletrificação da frota.
  5. Dimensionar a infraestrutura elétrica para as garagens dos edifícios, em função das necessidades de carregamento.
Sem categoria