Jean Figueiredo completou 100.000 km com uma moto elétrica, desde 2012.

Jean Figueiredo
Associado Fundador da Associação e um dos dirigentes da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

Detalhes do Veículo
- Modelo: Mota Vectrix VX1
- Matrícula de Junho de 2012
- Baterias do tipo NiMH até aos 49.800 km (com uma autonomia de aproximadamente 50 km com uma condução moderada), tendo sido efectuado um upgrade para as baterias do tipo NMC LiNiMnCoO2 (com uma autonomia de 100 km com uma condução sem preocupações).


Momento em que a moto elétrica completou os 100.000 km.

Que experiências ou viagens foram marcantes?
São algumas experiências que tive ao longo do tempo, das quais já tive foi pedir uma tomada para carregar a mota até ser seguido por um automobilista, que queria falar comigo para saber mais sobre a scooter eléctrica (desde autonomia, gastos, etc).
Uma viagem que considero marcante foi a que fiz até Proença-a-nova, juntamente com vários utilizadores de scooter elétrica. A viagem foi planeada de forma a que as paragens forrem úteis para nós (condutores) como para as scooters, ou seja, sempre que parávamos para comer ou descansar, assegurávamos que estávamos num local onde as scooters pudessem ser recarregadas.
“Lembro-me de sair de Lisboa às 08:00 e chegámos ao destino por volta das 22:00. Foi uma viagem muito divertida e, como íamos com calma, em ‘caravana’, o tempo até acabou por passar rapidamente.”

Como / Onde costuma carregar a mota elétrica?
Carrego geralmente em casa e no trabalho, raramente carrego nos postos públicos, salvo em algumas excepções.

Qual o custo anual dos carregamentos de uma mota elétrica?
Em eletricidade, para carregar a scooter, gasto aproximadamente €130 por ano.

Tem algumas dicas para otimizar a condução de uma mota elétrica?
Tudo tem a ver com o punho. Se andar sempre nas calmas, será bom para a saúde da bateria, mas claro, às vezes, nos semáforos, gosto de deixar os ‘fumarentos’ para trás.

Quais as maiores vantagens em conduzir uma mota elétrica vs. uma mota com motor de combustão?
São algumas que notei logo desde o início, nomeadamente na resposta imediata do acelerador e a clara ausência de vibração e ruído. Obviamente que outra vantagem é deixar de depender dos postos combustíveis e, naturalmente, a ausência de cheiro a gasolina e emissões poluentes.

Que conselho pode dar a quem estiver a pensar adquirir uma mota elétrica?
Existem alguns pontos que são essenciais, o facto de ter uma garagem e uma tomada para o carregamento diário, é óptimo. No que diz respeito à autonomia, é importante que seja confortável para o dia-a-dia.

Antes da mota elétrica, já conduzia alguma mota com motor a combustão?
Sim, mas desde que me mudei para Lisboa, deixei de andar de mota, pelo facto de não ter garagem para a guardar.
Mas, quando comprei a minha actual casa, comprei uma moto elétrica, desde então que deixei de andar em motos de combustão nas minhas deslocações diárias.
