kW e kWh: o que são, em que diferem e como influenciam o carregamento de um carro elétrico

A ascensão dos veículos elétricos popularizou estas unidades, mas afinal o que é que significam e como influenciam a utilização e carregamento de um elétrico?



Não podemos entender adequadamente a operação e o desempenho de um carro elétrico se não conhecermos as unidades de medida que definem o seu desempenho. Entre elas, destacam-se duas: o quilowatt (kW) e o quilowatt-hora (kWh), que não são equivalentes.

O que é um kW?

O quilowatt ou kW define a potência nominal do equipamento elétrico, neste caso o motor de um veículo. 1 kW equivale a 1000 watts e foi assim convencionado, principalmente, porque 1 watt é uma medida excessivamente pequena.

Sendo uma unidade de potência, o kW é comparável ao cavalo a vapor (CV), a unidade de medida comumente usada para motores de combustão. Especificamente, um kW equivale a 1,3596 CV.

O que é um kWh?

O quilowatt-hora ou kWh é uma unidade de medida que não está diretamente relacionada com a potência. Isto porque, na realidade, o kWh é uma unidade que mede a acumulação de energia. Mais especificamente, 1 kWh (1000 Wh) determina a quantidade de energia usada para manter um aparelho elétrico de 1 kW em funcionamento por uma hora.

Para compreendermos melhor com a ajuda de um exemplo prático, imagine que ligou um forno de 2000 W (2 kW) e que o usou durante uma hora. Neste caso, o consumo do mesmo terá sido de 2 kWh. Por outro lado, se esse mesmo dispositivo tiver sido utilizado durante 4 horas, o consumo terá sido de 8 kWh.


Simplificando muito, os kWh num veículo elétrico representam o equivalente aos litros de combustível consumidos por um veículo com motor a combustão. Da mesma forma, o kWh pode ser usado para determinar a capacidade que uma bateria possui. Neste caso, os kWh consumidos em 100 km (kWh/100 km) são geralmente utilizados como referência. Ou seja, a energia consumida pelo veículo para percorrer essa distância.

Consulte, aqui, o comparativo UVE e veja “Quanto custa percorrer 100 km com um veículo 100% elétrico”.


Potência de carregamento

Como já deixamos claro, o kW é uma medida de potência. Isso significa que a potência de carregamento dos carregadores que usamos para carregar um carro elétrico também é medida em quilowatts.

De um modo geral, existem quatro tipos de carregamento, dependendo da potência, bem como quatro outros (modos 1 a 4), dependendo dos requisitos dos modelos de carga:

  • Carregamento convencional
  • Carregamento semirrápido
  • Carregamento rápido
  • Carregamento ultrarrápido

Que fatores influenciam o tempo de recarga?

A potência de carregamento influencia diretamente o tempo necessário para recarregar a bateria. Mas, para determinar o tempo de carregamento de um veículo, devemos levar em conta vários fatores.

  1. capacidade da bateria, que como já dissemos é medida em kWh. Quanto maior essa capacidade, mais tempo levará para “preenchê-la”.
  2. potência de carregamento do sistema também é importante. Esta depende da conexão da rede, mas também do carregador do veículo e do próprio ponto de carregamento. Tomemos como exemplo que a rede elétrica tem uma potência de 4 kW, enquanto a do ponto de carregamento e do carregador do veículo é de 7 kW. Como a potência de carregamento é sempre a mais baixa disponível, o tempo de operação dependerá dos 4 kW que a rede elétrica é capaz de fornecer.
  3. O tempo de carregamento também dependerá da potência máxima que a instalação pode fornecer. Se este, por exemplo, tiver uma potência máxima de 8 kW e vários veículos ou dispositivos estiverem conectados a ele, essa quantidade será distribuída entre eles e, portanto, a potência de carregamento recebida por eles será menor.
  4. Outros fatores que também influenciam o tempo de carregamento são a temperatura ambiente (o frio é especialmente prejudicial), a hora do dia (horas de maior consumo da rede), o tipo de conector (Schuko, Mennekes, CHAdeMO, etc.) e, obviamente, o nível de bateria que ele tem no momento de iniciar a recarga.

FONTE: Forococheselectricos


Artigos relacionados


Comprou um veículo elétrico? Parabéns!

Este manual para futuros e atuais utilizadores de veículos elétricos ajuda a compreender as diferenças na autonomia dos diversos veículos elétricos, as diferentes possibilidades de carregamento, assim como outras informações relevantes, como sejam tornar a condução dos veículos elétricos mais eficiente, mais económica e muito mais agradável.



Quanto custa percorrer 100 km com um veículo 100% elétrico?

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos criou um modelo de análise do custo para percorrer 100 km, entre os parâmetros analisados encontram-se os valores dos vários tipos de postos de carregamento em Portugal (na Rede Pública), carregamento em casa/condomínio (tarifa de eletricidade simples e bi-horária), tal como o consumo real dos vários modelos de veículos automóveis 100% elétricos em circulação em Portugal.