O que são os Veículos Eléctricos rodoviários?

O que são os Veículos Eléctricos rodoviários?

Os Veículos Eléctricos são veículos rodoviários que se diferenciam dos veículos usuais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica.

Em alternativa à solução comum, em que a propulsão tem por base um depósito de combustível, um motor de combustão interna (que converte a energia armazenada no combustível em energia mecânica) e um sistema de transmissão mecânica às rodas, os Veículos Eléctricos utilizam motores eléctricos, que convertem energia eléctrica na energia mecânica necessária à sua propulsão

Actualmente e em relação ao ambiente e à qualidade de vida das populações urbanas, existe uma consciência clara que um dos principais problemas a resolver, está directamente relacionado com o sector dos transportes rodoviários. Enquadrado na necessidade de soluções que contrariem a situação criada, a utilização dos Veículos Eléctricos rodoviários surgem como uma alternativa viável para determinadas aplicações de mobilidade e transporte, quando enquadrados numa politica concertada e sustentável de transportes.

Atentos a essa realidade, os grandes fabricantes de veículos rodoviários apresentam na sua gama de veículos, veículos eléctricos que satisfazem as mais variadas necessidades de utilização. No mercado, é já hoje possível encontrar desde veículos com duas rodas a veículos pesados com propulsão eléctrica, passando por veículos utilitários, automóveis de passageiros, veículos comerciais, autocarros de passageiros e veículos variados de utilização específica.

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Como funcionam Veículos Eléctricos a Baterias?

São veículos que utilizam a energia eléctrica proviniente da rede de distribuição pública para carregar um conjunto de baterias instalado a bordo.

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Como funcionam os Veículos Eléctricos Híbridos?

Os Veículos Híbridos Eléctricos combinam os benefícios dos veículos com motor de combustão interna e os benefícios dos motores eléctricos e podem ter diferentes arquitecturas de modo a se atingir vários objectivos, como uma diminuição do consumo de combustível ou o aumento de potência, podendo estes veículos ser de emissão-zero na cidade e, em estrada, utilizar uma combinação motor térmico/eléctrico e/ou motor térmico.

O princípio da tracção híbrida corresponde à associação de duas fontes de energia, embarcadas no veículo, para o fornecimento da energia necessária à tracção. Uma das fontes é uma bateria que pode armazenar a energia eléctrica e restitui-la ao motor eléctrico. A outra fonte é um reservatório de combustível que alimenta um motor térmico que pode accionar directamente as rodas ou fornecer energia mecânica a um gerador eléctrico.

O veículos híbridos utilizam uma avançada tecnologia ao nível da:

Travagem Regenerativa.: O motor eléctrico fornece uma resistência ao movimento de tracção, causando uma pequena diminuição de velocidade. Quando o fluxo de energia está no sentido das rodas para o motor, por exemplo numa descida ou numa travagem, o motor funciona como um gerador fornecendo energia eléctrica às baterias, em vez de ser desperdiçada num veículo sem este sistema.

Assistência à tracção do motor eléctrico: O motor eléctrico fornece uma potência adicional de forma a assistir o motor de combustão interna quando este está em esforço, ou seja, numa aceleração, ultrapassagem, ou numa subida íngreme. Em alguns veículos, o motor eléctrico fornece, num regime de baixa velocidade, toda a energia necessária à tracção garantindo assim um melhor desempenho, visto nesta situação os motores de combustão interna serem menos eficientes.

Sistema de Paragem Automática: Alguns veículos híbridos têm um sistema de desligar automático quando o veículo está em ralenti, voltando a ligar automaticamente quando se pressiona o acelerador ou de engrena uma mudança. Este sistema permite economias de energia numa condução citadina com muitas paragens.
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