Carregadores blueberry de start-up portuguesa i-charging premiados internacionalmente

Design de interação e conceito tecnológico inovador prometem valorizar a experiência dos utilizadores de veículos elétricos em Portugal.


O carregador ultrarrápido blueberry, lançado em outubro de 2020 pela empresa portuguesa i-charging, sita no Porto, tem sido galardoado com diversos prémios internacionais devido à sua inovação tecnológica e design de interação com foco na experiência de utilizador. Desta vez, trata-se do German Innovation Award 2022, atribuído pelo German Design Council, na categoria de “Business to business – Tecnologias de Mobilidade”.

“Este é mais um reconhecimento da inovação tecnológica do blueberry, um equipamento que diariamente dá provas da sua diferenciação em todo o conceito de carregamento, experiência do utilizador e design. É, sem dúvida, uma solução desenhada e desenvolvida a pensar no futuro da mobilidade elétrica.”

Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging

Apresentada em 3 tipologias – blueberry, blueberry PLUS e blueberry CLUSTER – esta é a primeira solução de carregamento ultrarrápido do mercado global de mobilidade elétrica a atingir a potência de 600kW, estando apto para qualquer veículo atualmente em circulação e capaz de responder às necessidades de veículos futuros com baterias até 1000V. Com recurso a tecnologia própria, dynamicblue, permite o carregamento sequencial e simultâneo e, através do ajuste na atribuição dinâmica de energia a cada saída possibilita um número ilimitado de saídas.

Além das funcionalidades de carregamento, outros aspetos foram tidos em consideração com a intenção de oferecer uma melhoria na experiência de utilização, caso do sistema de cabos extensíveis e do ecrã tátil para uma mais interação intuitiva. Através do ecrã é possível consultar informações de carregamento, ter acesso a outros conteúdos multimédia ou conectar-se à blueberry App para gerir parâmetros como o limite ou o tempo da carga, o valor a gastar, a forma de pagamento.

Já haviam sido atribuídos ao blueberry outros prémios, como o E-mobility Awards 2021, na categoria “Equipamento de Carregamento e Desenvolvimento de Software”; o German Design Award 2022, também atribuído pelo German Design Council, na categoria “Public Design”; e foi finalista nos prémios eMove360º Awards 2021, na categoria de “Carregamento e Energia”, o que é representativo, não só do grau de inovação do produto, como da pertinência e relevância desta solução para o mercado da mobilidade elétrica que está em franco crescimento em Portugal.

Para ver o equipamento blueberry ao vivo venha ao ENVE, dias 4 e 5 de junho, no Largo José Afonso, Setúbal.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é UVE_site_Separador_folhas-1024x50.jpg

Artigos relacionados