Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Encontra-se disponível a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030. O objetivo é que sejam recolhidas as assinaturas necessárias para que este tema seja abordado em sessão de plenário na Assembleia da República. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante!


A UVE preparou uma petição que convoca o país a comprometer-se a pôr fim às vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.

Em concreto, a UVE apela à adoção de restrições de vendas de novos veículos ligeiros em duas fases de forma a que:

  • A partir de 2030 apenas seja permitida a venda de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in;
  • A partir de 2035 apenas seja permitida a venda de veículos 100% elétricos.

Estas exigências resultam da situação de emergência climática que exige uma redução drástica das emissões de gases com efeito de estufa de forma a impedir um aquecimento da temperatura da Terra superior a 1,5ºC até ao fim do século.

Esta ação visa a aceleração da eletrificação dos transportes rodoviários em Portugal e contribuir para uma composição da frota nacional de veículos cada vez mais amiga do ambiente. O sector dos transportes é responsável por 28% das emissões de gases de efeito de estufa em Portugal, apresentando o maior aumento de emissões entre 1990 e 2019, 64%. É, assim, urgente inverter esta trajetória e repensar a mobilidade – abandonar o uso de combustíveis fósseis e torná-la mais sustentável. Esta é uma necessidade ditada pela urgência climática e pelas metas ambientais com que o país se comprometeu.

As metas que propomos são totalmente alcançáveis. Os fabricantes automóveis já estão a investir largamente na produção de veículos elétricos, existindo uma grande disponibilidade e diversidade da oferta – com mais de 120 modelos disponíveis, esta permite responder a todas as necessidades dos condutores, quer em termos de autonomia, quer em termos de velocidade de carregamento rápido. Temos também uma Rede Nacional de Carregamento para Veículos Elétricos em franca expansão – em 2021, contemplava cerca de 1.000 Postos de Carregamento Rápido, Super-Rápido e Ultrarrápido e mais de 6.000 Pontos de Carregamento Normal.

O ambiente e o clima passaram a ser um tema dominante não só entre a sociedade, mas também no meio dos negócios, governo e finanças. Está na hora de passarmos das palavras à ação, exigindo uma maior ambição por parte dos nossos líderes políticos! Junte-se a nós e faça parte da mudança!

As medidas que propomos serão o foco da petição que iremos apresentar perante a Assembleia da República, com a totalidade das assinaturas recolhidas.

Junte o seu nome e faça-se ouvir!