A investigadora Helena Braga revela que a densidade energética vai triplicar nas baterias

Baterias com novas arquiteturas e elevada densidade de energia.

Na tarde de sexta-feira, 23 de junho de 2017, representantes da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos assistiram à palestra e debate sobre novas arquiteturas e elevada densidade de energia nas baterias.

O evento decorreu no auditório da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, tendo como principal oradora e foco de atenções, a Professora Doutora Helena Braga, investigadora nas universidades do Porto e Texas (em Austin, EUA).

A Doutorada Helena Braga fez uma apresentação técnica, onde apresentou três arquiteturas de baterias que estão em testes numa fase muito avançada.

Estas baterias sólidas, têm características fantásticas, tais como, a possibilidade de trabalharem a 200 graus Celsius, com capacidade para suportar mais de 10.000 ciclos. Estas novas baterias podem aumentar a sua capacidade de armazenamento ao longo do tempo, permitindo guardar mais energia que a sua capacidade inicial.

A sua constituição pode ser em alumínio e cobre, de lítio metal, sódio ou potássio e de acordo com a investigadora esta tecnologia triplica a densidade energética quando comparada com a tecnologia aplicada nas baterias de ião de lítio atuais.

Após a apresentação muitas foram as perguntas sobre o futuro dos carros elétricos dirigidas à investigadora. A pergunta mais insistente entre os presentes, quando é que esta tecnologia estaria disponível para utilização nos veículos elétricos e nos sistemas de armazenamento de eletricidade?

A investigadora num momento especial referiu-se ao mentor e investigador Prof. Dr. John B. Goodenough sobre o seu contributo no desenvolvimento desta nova tecnologia.

No final do evento, os representantes da UVE, Marcos Lopes e Pedro Faria tiveram a oportunidade para felicitar o trabalho desenvolvido em prol desta tecnologia e oferecer-lhe uma das nossas simbólicas T-shirts “Não sejas fóssil“.

Desejamos excelente trabalho à Prof.ª Dr.ª Helena Braga!