Mensagem do Presidente

Caros amigos,

Quando saudamos a chegada do Ano Novo, os nossos desejos estão focados em mudanças e melhorias nas nossas vidas, quer a nível pessoal quer a nível profissional, que desejamos para nós próprios e para familiares e amigos. Este ano, com o dealbar de 2016 nasceu o portal da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, o sonho de um conjunto de utilizadores e entusiastas da mobilidade elétrica, um instrumento imprescindível para fazer chegar a cada vez mais pessoas a existência dos veículos elétricos e, a existência de quem utiliza diariamente o carro elétrico ou a moto elétrica para a suas deslocações.

Os 21 fundadores da UVE, têm neste momento mais de 1.500.000 km percorridos em modo elétrico, alguns de nós já têm mais de 150.000 km, utilizando mais do que um veículo, combinando carro e moto e outros já ultrapassaram os 100.000 km num único carro, números que já nos dão uma imagem de que os veículos elétricos não são um capricho ou um brinquedo caro; não, eles estão aí e permitem-nos ganhos consideráveis do ponto de vista económico, mas também são elementos fundamentais na grande mudança que se perfila no horizonte: a mudança da era dos combustíveis fósseis para a era das energias renováveis, mudança que é um imperativo para todos nós.

Cremos que a Associação e a sua porta de entrada, o portal www.uve.pt, disponibiliza um instrumento fundamental para compilar os registos de inúmeros eventos, encontros e passeios já efetuados, assim como divulga informação que permite a cada vez mais pessoas poderem decidir-se pela compra de um veículo elétrico. Juntámos vontades, valências, experiências, sempre numa perspetiva coletiva, pensando em nós e não no eu; não queremos heróis, nem gestos individualistas, antes pelo contrário estamos firmemente convictos de que é em cooperação, pela positiva, que alcançaremos os nossos objetivos: levar a qualquer cidadão a informação que lhe permita tomar a decisão, e, obviamente, como Associação defender os interesses dos seus associados.

Desfrutem, critiquem, façam sugestões, juntem-se a nós. A UVE será aquilo que quisermos que seja, e neste Novo Ano de 2016, ela possibilita-nos um instrumento fundamental num ano que irá ser, definitivamente, o ano da mobilidade elétrica, rompendo silêncios, desfazendo mitos, mostrando a qualquer um, que é possível, hoje, ser amigo e protetor do ambiente utilizando uma máquina mais eficiente e tecnologicamente mais evoluída.

Estes são os nossos desejos para 2016 e anos seguintes, com muitos km percorridos em modo elétrico, em harmonia com a natureza e os outros habitantes do nosso planeta Terra, incluindo, claro, o Homem. Os nossos filhos agradecer-nos-ão.

Saudações elétricas,

Presidente do Conselho Diretivo da UVE

Henrique Sánchez