O Município de Torres Vedras vai alargar a rede com PCR

O Município de Torres Vedras vai alargar a rede com 6 Postos de Carga Rápida.

O Município de Torres Vedras pretende criar condições para a implementação de uma rede de pontos de carregamento rápido, bem como acelerar o processo de adoção do veículo elétrico, criando condições atrativas à sua utilização.

A mobilidade elétrica é uma solução sustentável do ponto de vista ambiental utiliza as energias renováveis e contribui para a redução de Gases com Efeito de Estufa em meio urbano.

No âmbito da Mobilidade Elétrica o Município de Torres Vedras pretende que seja alargada a rede de pontos de carregamento existente, com a implementação de 6 postos de carregamento rápido (aproximadamente 30 minutos) a instalar na cidade de Torres Vedras.

  • 2 no Estaleiro Municipal (acesso reservado CM)
  • 2 no Edifício Multiserviços (acesso reservado CM)
  • 2 em arruamentos da cidade (acesso público)

O dimensionamento da rede de pontos de carregamento deverá acompanhar o crescimento do número de veículos elétricos no território para atender às necessidades dos utilizadores.

“Temos conhecimento que, desde os recentes incentivos financeiros à mobilidade elétrica, fez despertar o número de potenciais utilizadores e o mercado de VE está em franco crescimento.”

Na renovação da frota municipal, o MTV está empenhado na aquisição de VE e tenciona dar o exemplo à sociedade que a modalidade elétrica é uma solução incontornável da mobilidade sustentável nos espaços urbanos.

O novo posto de carregamento de Mobilidade Elétrica – MOBI.E – instalado no Parque do Choupal, aquando do lançamento mundial do novo Renault Zoe, que decorreu em Portugal de 30 de novembro a 19 de dezembro encontra-se em funcionamento.

Trata-se de um posto de carregamento de veículos elétricos, semirrápido, com uma potência instalada de 41,4 kW, ou seja 22 kW por tomada. De forma simplificada, este posto de carregamento poderá ser cerca de 6 vezes mais rápido quando comparado com a restante rede MOBI.E, na qual está também integrado. Desta forma, a bateria de um veículo elétrico poderá ser totalmente carregada em cerca de 1 hora, dependendo do modelo da viatura.

O Município de Torres Vedras pertence à Rede MOBI.E, e tem um plano de implementação para a Mobilidade elétrica no Território Municipal:

Plano Municipal para a Mobilidade Elétrica

 

Deixe uma resposta