e-mobilidade em Gafanha de Aquém, Ílhavo

SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E MOBILIDADE ELÉTRICA EM AVEIRO

Recentemente, abriu portas em Gafanha de Aquém, Ílhavo, um espaço comercial com duplo interesse: sustentabilidade energética e mobilidade elétrica.

O responsável pela marca e-mobilidade preparou um espaço comercial para colocar à disposição vários serviços relacionados com veículos elétricos (VE), desde a simples bicicleta, passando pelas quase-scooters, scooters, maxi-scoters, motas e alguns carros elétricos. O proprietário – Jorge Rocha – há alguns anos que tem vindo a dedicar-se e especializar-se no ramo da preparação de VE. Nas duas rodas, faz assistência a praticamente todos os modelos das marcas existentes no mercado nacional, e tem capacidade logística para preparar um VE à medida de cada utilizador, consoante as suas necessidades de locomoção (mais ou menos autonomia, potência, capacidade de carga, etc). Para exemplo, servem algumas scooters que há muito vão percorrendo centenas de quilómetros diariamente recorrendo apenas a baterias e motores elétricos. A simplicidade do conceito passa por algo do género “É ligar à tomada, carregar e andar. Nada mais.”. Tudo isso claro, sem fumo e barulho e com custos reduzidos de utilização (aspetos chave associados à mobilidade elétrica).

Só o espaço em si já é interessante de visitar, pois está totalmente independente de contratos com água e luz. Ou seja, há painéis fotovoltaicos instalados na loja, cuja energia é acumulada num banco de baterias e serve perfeitamente para alimentar, 24 horas por dia, uma instalação de LED’s, vários eletrodomésticos de escritório (telefone, impressora, computador, router wi-fi) e ainda algumas ferramentas de trabalho. No aspeto das águas, existe um depósito onde são recolhidas águas pluviais, em quantidade suficiente para as necessidades do espaço.

À entrada do espaço os visitantes podem cruzar-se com um AVTOZAZ Tavria Electric, do ano 1994. Trata-se de um carro elétrico de origem ucraniana muito bem preservado e como se tem vindo a demonstrar, perfeitamente capaz de cumprir as voltinhas do dia a dia. Após a sua aquisição foi meticulosamente verificado e neste momento serve para transportar cinco pessoas ou alguma mercadoria.

Ou seja, neste espaço comercial mesmo antes de uma pessoa entrar já há coisas para observar. É um caso real com soluções sustentáveis que podem ser adotadas ao nosso modo de vida. A energia elétrica é uma necessidade inquestionável das sociedades atuais, seja ela para nos iluminar o caminho, para comunicarmos, ou ainda para nos movimentarmos.

E por fim, a recém criada UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos –, como parceira da e-mobilidade não podia deixar de apoiar a divulgação deste modelo sustentável de negócio. Esperamos que o visitem, pois vale a pena conhecer o Jorge Rocha e as suas soluções. Ali, respira-se sustentabilidade.

O preço das baterias pode cair 70% até 2030

ArmazenamentoGrandesBateriasSegundo uma informação de World Energy Resources, o custo dos sistemas de armazenamento elétrico poderá baixar cerca de 70% nos próximos 15 anos. No desenvolvimento deste relatório participaram empresas como DNV GL e PricewaterhouseCoopers.

Nós temos indicações claras, que os estudos focam o custo médio da energia, criando uma percepção equivocada de que o armazenamento de energia é mais caro do que realmente é.”, diz um dos autores do relatório.

Segundo informação: “A energia solar e a eólica serão mais competitivas à medida que a tecnologia de baterias baixa de preço”.

Alguns dos benefícios dos projectos de armazenamento são:

  • O controlo da potência ativa
  • Melhoria prevista na nova geração
  • Perfil de geração menos volátil
  • Prestação de serviços na rede (melhoria da qualidade, estabilidade, …)

A queda nos custos em sistemas de armazenamento é a chave para um futuro sustentável. Isto irá favorecer a energia renovável intermitente. Por outro lado, permitirá oferecer carros elétricos acessíveis aos preços do mercado em massas.

Tudo isso leva a uma redução significativa no consumo de combustíveis fósseis e reduz as emissões de gases de efeito estufa e vai reduzir a dependência energética do exterior.

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Primeiro carro de Polícia em Akron (Ohio), em 1899

Relata o site The Vintage News que a sua primeira tarefa foi transportar um bêbado…

Equipado com dois motores elétricos de 4 cv, atingia 30 km/h, tinha 48 km de autonomia e foi utilizado até 1905, altura em que foi vendido para sucata por… 25$.

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Pesava 2,5 t e transportava até 12 pessoas!

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Ambulance Drone

Perante uma emergência, o tempo de resposta e chegada da ajuda médica pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Uma ambulância demora em média dez minutos a chegar ao local da emergência, o que em alguns casos pode ser tempo a mais. Para solucionar o problema, Alex Monton, estudante de mestrado da Delft University criou o “Ambulance Drone”.

O “ambulance drone” consiste num drone que funciona como uma ambulância. O objectivo é salvar o maior número de vidas possível fazendo a ponte entre o tempo em que a ajuda é pedida e o tempo que a equipa médica demora a chegar a o local. Essencialmente, o drone é um kit médico destinado a todos os propósitos com suprimentos de emergência para procedimentos de salvamento.

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Células inteligentes comunicam entre si

Electric-cars-batteries-with-brainsFraunhofer está a trabalhar em baterias de lítio-íon com cérebro, tornando-as células inteligentes e capazes de trazer vantagens quando usadas em grandes pacotes de células, como nos veículos elétricos.

A ideia é adicionar um micro-controlador para cada célula (no interior da célula) para monitorizar a temperatura, estado de carga, outras coisas.

O objetivo é desenvolver uma versão menor, que custe menos de € 1 por peça.

As capacidades de centenas de células vai variando e as diferenças entre elas vão aparecendo ao longo do tempo.

Se existirem micro-controladores individuais, o fabricante do pack não precisa de verificar todas as células para garantir a sua capacidade. Aquelas com menor capacidade, desligam-se automaticamente caso não estejam capazes de manter-se aos níveis do  resto do bloco.
Assim, a embalagem é resistente à falha de uma ou várias células com baixa capacidade.

De acordo com o Fraunhofer, uma célula fraca na cadeia poderá impedir a descarga completa de outras células, mas com capacidade para se desligar do resto das células poderá ainda alimentar o carro e a autonomia não iria desaparecer rapidamente só porque algumas células são mais fracas.

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França promete 1.000 km de estradas solares em 5 anos

solarroadscolas_chamadaUm dos países que mais abraçaram a eletricidade como meio de locomoção foi a França. Agora, a terra dos francos quer que as estradas passem a gerar energia. A ministra do Meio Ambiente Ségolène Royale anunciou a criação de um programa de 1.000 km de estradas solares nos próximos cinco anos.

A tecnologia utilizada será a de painéis solares montados no pavimento da via, desenvolvidos pela empresa Colas. Cada quilometro “solar” permite abastecer uma cidade de 5 mil habitantes! Mas, parece estranho uma placa de 7 mm de espessura com células foto-voltaicas ser instalada sobre um pavimento para tráfego de veículos.

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Prioridade em termos de circulação para veículos eléctricos, híbridos e a gás em Lisboa

Futuro da 2circularA Assembleia Municipal de Lisboa discute quarta-feira, dia 10 de Fevereiro de 2016, um documento com mais de 30 recomendações. Entre elas a de que a câmara “pressione” o Governo para realizar “obras fundamentais para retirar o trânsito da 2.ª Circular” e para que o “sensibilize” para acabar com as portagens na CREL.

Sustenta-se que se deve ponderar desde já a possibilidade de haver “prioridade em termos de circulação para veículos eléctricos, híbridos e a gás” e de “os eixos de entrada e saída contemplarem a prioridade ao transporte colectivo”. Já de olhos postos no futuro, pede-se também à câmara que preveja a inclusão de uma ciclovia e de faixas bus, estas últimas “de acordo com as condições de cada troço” e “a implementar de forma progressiva”.

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