LIDL e KLC apostam na sustentabilidade e mobilidade elétrica para os seus clientes

Desde 2017 que as lojas LIDL são pioneiras na disponibilização de carregamento rápido para os seus clientes com veículos elétricos. A KLC – Kilometer Low Cost é desde então o parceiro tecnológico que opera os seus postos na rede pública.

Fazendo parte dos objetivos de sustentabilidade do grupo LIDL em Portugal, que inclui também a produção de energia 100% renovável para auto-consumo da sua sede e algumas das suas lojas, foi iniciado em 2017 um projeto piloto em parceria com com o operador de postos de carregamento KLC para a disponibilização de carregamento rápido de veículos elétricos integrado da rede pública em 3 das suas lojas, nomeadamente em Abóboda, Sacavém e São Mamede de Infesta (Matosinhos).

Chegou agora a altura de este serviço inovador chegar a mais clientes LIDL por todo o pais, numa aposta e investimento que a UVE congratula desde já e que espera que possa um dia chegar às zonas comerciais de todo o território nacional.

Partilhamos a lista das atuais e futuras lojas LIDL com postos de carregamento de veículos elétricos. Iremos atualizanto constantemente esta informação.

MunicípioLocalizaçãoPosto e operadorTipo de
carga
Estado
AlbufeiraR. Baden-Powell
(Loja LIDL Albufeira)
ABF-00016
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
Alcácer do SalAv. José Saramago
(Loja LIDL Alcácer do Sal)
ASL-00004
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
AmadoraEstrada da Ponte, Lote 4
(Loja LIDL Alfragide)
AMD-00026
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
AmaranteAv. do Alto da Lixa EN15, Freixo de Cima
(Loja LIDL Lixa)
??
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Instalação
BragaAv. Robert Smith 2
(Loja LIDL Braga)
??
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
CascaisEN249-2, km 6
(Loja LIDL Abóboda)
CSC-00018
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Simultâneo
Instalado
GrândolaR. Dom Nuno Álvares Pereira
(Loja LIDL Grândola)
GDL-00004
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
LagosAv. da República, 303
(Loja LIDL Lagos)
LGS-00010
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
LisboaAv. Infante Dom Henrique, 217
(Loja LIDL Infante)
LSB-00302
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
LisboaR. Bispo de Cochim, 1
(Loja LIDL Xabregas)
LSB-00303
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
LouléAv. Prof. Dr. Aníbal António Cavaco Silva
(Loja LIDL Boliqueime)
LLE-00040
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
LouresR. Quinta de São João das Areias
(Loja LIDL Sacavém)
LRS-00035
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Individual
Instalado
MatosinhosR. Santos Dias, 725
(Loja LIDL São Mamede Infesta)
MTS-00007
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Simultâneo
Instalado
OlhãoN125 Pechão - Belmonte Baixo
(Loja LIDL Olhão)
OLH-00003
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
SeixalAv. Resistentes Antifascistas, 60
(Loja LIDL Amora)
SXL-00005
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
Vila do BispoN268 EN268, Senhora do Amparo
(Loja LIDL Vila do Bispo)
VBP-00003
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
Vila Franca de XiraEstr. Nacional 1, Povos
(Loja LIDL Vila Franca de Xira)
VFX-00013
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado
Vila Real de Santo AntónioR. das Comunidades Portuguesas, 332
(Loja LIDL Vila Real Santo António)
VRS-00003
KLC
DC (50 kW)
AC (43 kW)
Planeado

No seguimento deste projeto a UVE entrevistou o CEO da KLC, Pedro Nunes, para sabermos mais da missão da KLC na mobilidade elétrica assim como nesta parceria com o LIDL.

Qual a visão da KLC para um futuro mais sustentável?

Para um futuro mais sustentável, a KLC acredita que é necessário potencializar a produção de energias renováveis e contribuir para a redução da utilização de combustíveis fósseis, necessariamente a um ritmo mais rápido do que o atual. A KLC está comprometida com estas duas vertentes. É uma empresa certificada; a sua frota automóvel é 100% elétrica e tem objetivos de consumos; atua exclusivamente na área da mobilidade elétrica; como Operador e como Comercializador através da marca CHARGE2GO, com parceiros estratégicos na área de produção solar e eficiência energética.

Como prevêem o investimento e crescimento do mercado de mobilidade elétrica em Portugal?

É de conhecimento público que o investimento na mobilidade elétrica está na ordem do dia, com dezenas de players a surgir neste setor, nomeadamente operadores, comercializadores e também empresas de instalação e de manutenção. O investimento na instalação da rede, de carregamento rápido e normal, deverá continuar a crescer de forma intensa, permitindo, o mais brevemente possível, dotar o país de uma rede funcional, capaz de satisfazer as necessidades de carregamento dos utilizadores. As vendas de veículos elétricos, que continuam a bater recordes, deverão continuar com um crescimento acentuado, mas o número de carregamentos / equipamento de carregamento deverá diminuir. Este fator provavelmente levará à consolidação do mercado.

O projeto com o LIDL prevê a expansão de carregadores a mais lojas? Quais as metas a atingir?

O Lidl Portugal sustenta a sua estratégia num progresso constante para com a sociedade em que se insere, tendo por base uma forte responsabilidade corporativa e a proteção do planeta como um dos seus principais pilares.
Desde 2017, o Lidl disponibiliza estações de carregamento para carros elétricos em três das suas lojas – Abóboda, Sacavém e São Mamede de Infesta – assim como na sede da empresa. Estes são postos de carregamento rápido, que permitem ao cliente carregar o seu veículo enquanto efetuam as suas compras habituais, resultando numa poupança de tempo.

Estes foram os primeiros passos de uma temática – a mobilidade sustentável – que está sem dúvida entre as próximas apostas da marca, respondendo aos desafios do Green Deal, e reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade. Este é um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em conjunto, enquanto parceiros e que prevê desenvolvimentos para breve.

Como um operador da rede pública, como se tem desenrolado o processo de integração na rede pública de carregamento? E onde poderão haver melhorias?

A KLC tem integrado centenas de equipamentos, incluindo pontos de acesso privado, e o processo decorre de forma aceitável junto da MOBI.E, entidades inspetoras e certificadoras. Como em qualquer setor existe sempre espaço para melhoria. Neste em especial, por estar numa fase inicial, a necessidade de melhorar torna-se mais evidente. Existem diversas entidades, nas diferentes competências, a trabalhar no setor (ERSE, ENSE, DGEG, MOBI.E, OPC, CEME, ORD), mas a coordenação para um objetivo comum e a comunicação interna e externa serão vitais para o sucesso. Este alinhamento permitirá desde já eliminar alguns erros e opções que têm vindo a ser tomadas pelos players. Sem entrar em detalhes em relação às medidas, creio que é necessário atualizar e adaptar a estratégia nacional no que diz respeito à mobilidade elétrica para a próxima década, enquanto se cria uma outra  para o hidrogénio!


Como utilizadores acreditamos que este é um dos caminhos a implementar na proliferação na mobilidade elétrica com a disponibilização do carregamento nos locais onde os veículos permanecem a carregar enquanto estamos a usufruir dos serviços desse local. É o chamado de Win-Win em que todos ganham.

Aguardamos a instalação destes postos agora planeados na esperança da continuidade exemplar deste projeto para as zonas comerciais de todo o pais!

Publicação do projeto do LIDL