Artigo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos sobre dados da rede de carregamento no mês de novembro de 2025.

Em novembro, a rede de carregamento pública apresentou um crescimento do número de tomadas, em mais de 2,7% face ao mês anterior, tendo já ultrapassado as 15.400 unidades. Contudo, apesar deste aumento, o número de tomadas CHAdeMO existentes na rede tem diminuído desde maio de 2025 (-2%).

Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Evolução;
Gráfico: “Evolução do número de tomadas por potência”
Tomadas CHAdeMO:

Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Evolução;
Gráfico: “Evolução do número de tomadas por potência”, com o filtro por “tipo de tomada: CHAdeMO”
Quanto à capilaridade, atingiu-se pela primeira vez o marco histórico de cobertura em 100% dos 308 municípios. Já quanto aos postos de carregamento rápido, estes já se encontram em 80,5% (248) dos municípios, mais 7,45 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo.
A percentagem de utilização dos postos de carregamento aumentou dos 10,5% para os 11,1%, atingindo a segunda maior taxa de utilização da rede em 2025, só atrás do valor verificado no mês de agosto (11,3%).
No mês de novembro, os dias com maiores taxas de utilização da rede foram sistematicamente as sextas-feiras, com valores superiores a 11,6%, tendo sido atingido um máximo de 12,6% no passado dia 28 de novembro.

Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Estado da Rede > Métricas
Gráfico: “Tempo em uso”
No que a tarifas de operação diz respeito, verifica-se que o valor destas tem vindo a aumentar no último ano, sendo este, em termos médios de 0,21€/kWh em novembro de 2024 e 0,23€/kWh em novembro de 2025 (+7,5% vs homólogo e +0,4% vs mês anterior). Note-se que a estes valores ainda terá de se somar as taxas, impostos e tarifa de energia do CEME. Este aumento está diretamente relacionado com os preços das novas tomadas, que para as mesmas potências apresentam valores mais elevados, por exemplo as tomadas AC até 22kW que em termos médios apresentam um valor de tarifa de operação de 0,23€/kWh e as novas tomadas no mesmo intervalo de potência apresentam valores de 0,28€/kWh. É ainda impactado pelo aumento do peso dos postos rápidos e ultrarrápidos no total das tomadas disponíveis que, por norma, apresentam tarifas de operação com valores mais elevados.
Em novembro 2025, aproximadamente 23% das tomadas da rede pública, apresentam tarifas de operação ao kWh, o que representa um aumento de 71% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Contudo, nos últimos meses este crescimento tem sido incipiente, tendo sido de apenas 3% no último mês. O cumprimento do AFIR, nomeadamente o pagamento em terminais TPA com as chamadas tarifas ad-hoc, ainda se encontra aquém do exigido: todas as tomadas com potências superiores a 50kW instaladas após maio de 2024 já deveriam apresentar esta solução de pagamento. No entanto, apenas 19,5% cumprem este requisito, isto é, -3,8 pontos percentuais do valor mais elevado verificado em julho 2025, que era de 23,3%. Esta é uma solução mais cómoda para o utilizador, mas, convém lembrar, que também é mais dispendiosa – em média, mais 0,07€/kWh, quando comparada com a solução de carregar com um cartão CEME.

Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Resumo
Na véspera de um mês que se espera um maior volume de movimentos migratórios devido ao período das festas de Natal e Ano Novo, faz sentido avaliar a evolução dos postos de carregamento existentes nas áreas de serviço das autoestradas.
Estão em curso obras de alargamento das zonas de carregamento em algumas áreas de serviço de autoestradas, contudo, até ao final do mês de novembro existiam 420 tomadas (+87 que no período homologo, o que representa um aumento de 26%) distribuídas por 104 áreas de serviço das 138 existentes, isto é, uma cobertura de 75%. Apesar destes valores, o valor médio de tomadas por área de serviço continua aquém do desejado, pois só as autoestradas A1, A2 e A41 apresentam, em média, 5 ou mais tomadas por área de serviço.

Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Autoestrada
A taxa de utilização dos postos de carregamento das áreas de serviço das autoestradas A16, A1, A3, A12, A33, A28 e A5 é superior à média de taxa de utilização da rede, sendo de elevada importância o reforço de postos nestas autoestradas.

Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Estado da Rede > Métricas I
Gráfico: “Autoestrada”
Para mais detalhes sobre dados da rede pública de carregamento, consulte o Observatório da Mobilidade Elétrica.
O Observatório da Mobilidade Elétrica é um portal dinâmico de consulta da evolução dos dados de vendas, custo de operação e rede de carregamento de veículos elétricos em Portugal.
Neste portal, de acesso aberto, pode consultar com maior detalhe os valores de vendas de veículos elétricos:

