Pela primeira vez em Portugal os Veículos Elétricos superaram as vendas dos veículos a gasóleo

Novembro de 2021 ficará na história da indústria automóvel em Portugal, pois pela primeira vez, na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, os Veículos 100% Elétricos (18.1%) superaram os veículos com motores a gasóleo (17.7%).

Este mês de novembro, o valor das vendas de Veículos Elétricos (BEV+PHEV) atingiu um novo máximo, com 3.618 viaturas vendidas, sendo que se ultrapassaram as duas mil unidades de viaturas 100% elétricas vendidas, com 2.165 veículos deste tipo! A quantidade de veículos híbridos plug-in (PHEV) novos continua estável, tendo sido vendidos 1.453 veículos em novembro.

Em termos totais, o valor de 26.340 Veículos Elétricos, alcançado em novembro, aproxima-se rapidamente da fasquia dos 30.000 Veículos Elétricos, vendidos num só ano em Portugal, o que, a concretizar-se, será o maior valor de sempre.

A este ritmo, certamente que o último trimestre do ano trará valores mensais médios de vendas bem acima das três mil unidades. Sem dúvida que 2021 está a ser um ano de grande aceleração na escolha da aquisição de um Veículo Elétrico na altura da aquisição de viaturas novas. Na imagem seguinte é claro o diferencial positivo relativamente aos anos anteriores. Será que os portugueses chegarão aos quatro mil veículos elétricos vendidos no último mês do ano?

Em relação aos veículos elétricos híbridos plug-in regista-se um claro abrandamento da sua procura pois é cada vez mais uma realidade a oferta de veículos 100% elétricos que já respondem a todas as necessidades dos seus proprietários – quer em termos de autonomia real disponível, quer em termos de velocidade de carregamento rápido – devido ao aumento de potência dos próprios carregadores e ainda quando este ano estamos a assistir a uma grande expansão da Rede Nacional de Carregamento para Veículos Elétricos – com cerca de 1.000 Postos de Carregamento Rápido, Super-Rápido e Ultrarrápido e mais de 6.000 Pontos de Carregamento Normal já instalados.

A maior oferta de modelos 100% elétricos – com mais de 120 modelos – atualmente já disponíveis, veio acelerar a procura por esta categoria de Veículos Elétricos, em detrimento dos híbridos plug-in claramente a perderem protagonismo, embora ainda possam ser a porta de entrada para a mobilidade 100% elétrica. O futuro cada vez mais próximo será dos Veículos 100% Elétricos, como iremos seguramente constatar nos próximos anos.


Variação de Vendas de Veículos em Portugal
2020/2021 – Combustão Interna vs. Elétricos

Em termos de quota de mercado, ultrapassou-se pela primeira vez os trinta por cento, com o valor de 31,4%! Ou seja, mais do que se duplicou o valor do mês de janeiro deste ano – que foi de 14,1%.

Em termos de quota anual, a aproximação ao valor dos 20% continua, o que significa que em cada cinco carros vendidos no país, um é elétrico. Em termos de quota mensal, estamos quase a atingir a marca de um em cada três carros vendidos, um é elétrico.

Em resumo, em novembro de 2021, temos para os Veículos Elétricos (BEV+PHEV):

  • o maior valor mensal de vendas – 3.423 unidades
  • o maior valor de quota de mercado – 31,4%

Os valores da variação das vendas mensais relativamente ao ano passado, continuam a acentuar a mesma tendência de aumentos significativos, registando-se um crescimento anual de 56%, num ano absolutamente desastroso para o comércio de automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna, como veremos no quadro respectivo. As vendas dos automóveis ligeiros de passageiros elétricos (BEV+PHEV) registam subidas significativas há nove meses consecutivos.

Ao analisarmos as vendas dos veículos com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo) os números são bem elucidativos. Durante os últimos cinco meses registaram-se quedas significativas nas vendas mensais, resultando já num valor acumulado anual negativo de 5.6%.

Comparando a evolução das vendas mensais entre 2020 e 2021, neste gráfico podemos verificar o comportamento da variação entre as vendas de veículos a combustão interna e de Veículos Elétricos e observamos o acentuar da tendência, que é a de que os Veículos Elétricos continuarem a vender-se mais que o ano passado, e os veículos com motores de combustão interna continuarem a vender-se menos do que em 2020.

Relativamente aos Veículos 100% Elétricos, em termos homólogos, novembro trouxe um aumento das vendas de 160.5%! Em novembro de 2020 o aumento já tinha sido de 83.7% relativamente a 2019, o que acentua claramente a cada vez maior procura e interesse pelos Veículos 100% Elétricos.

No acumulado do ano de 2021 as vendas dos Veículos 100% Elétricos registaram uma variação homóloga de 72.9%, um aumento ainda mais acentuado face aos 45.7% que já se tinham registado em 2020 face a 2019.

As análises mensais aos valores de 2021 continuam a confirmar a tendência de que a eletrificação dos veículos está a decorrer a um ritmo acelerado. O próximo mês será importante para fechar um ano extremamente positivo para a mobilidade elétrica e permitirá traçar objetivos ainda mais ambiciosos para 2022, visto que a oferta comercial das várias categorias de veículos (ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias) está a aumentar significativamente.


Vendas por tipo de energia em novembro de 2021

Veículos movidos a energias alternativas já representam quase 50% da totalidade das vendas

Contabilizando a totalidade de todas as categorias de veículos movidos a energias alternativas em comercialização em Portugal, os Veículos 100% Elétricos, os híbridos plug-in e os híbridos convencionais já representam quase metade do mercado, tendo atingido a quota de 48.7%.

Se analisarmos as diferentes categorias, os Veículos 100% Elétricos com 18.1% de quota superam já os veículos com motores a gasóleo que registam uma quota de 17.7%. Sem dúvida algo quase impensável há poucos anos senão mesmo há alguns meses. Os números estão aí para antecipar o fim dos veículos propulsionados com motores de combustão interna. Os que utilizam propulsão com motores a gasóleo serão os primeiros a desaparecer.

Entre os veículos movidos a energias alternativas, onde se incluem os 100% elétricos, os híbridos plug-in e os híbridos convencionais, também aqui a maior quota vai para os Veículos 100% Elétricos (BEV) com 37.2%, seguido dos veículos híbridos plug-in (PHEV) com 24.4%, ambas, as categorias que fazem parte dos Veículos Elétricos (VE).


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal
em novembro de 2021

Relativamente às marcas, a Tesla regressou ao primeiro lugar, este mês de novembro, com 300 unidades vendidas, seguida da Hyundai (204) e da Peugeot (190) que regressou ao terceiro lugar. Em termos anuais, a Peugeot (1.351) mantém o 1º lugar com apenas mais quatro viaturas vendidas do que a Tesla (1.347). A fechar o pódio está a Nissan com a Hyundai e a Renault muito perto.

Nas vendas dos veículos híbridos plug-in (PHEV) continua tudo igual ao mês anterior. As mesmas três marcas continuam nas três primeiras posições, com a Mercedes-Benz a liderar o mercado, em termos anuais, logo seguida da BMW e da Volvo.

Nas vendas de Veículos Elétricos (BEV+PHEV), em novembro a Peugeot trocou de posição com a Mercedes-Benz no segundo lugar das vendas, e a Tesla coloca-se novamente no top five ficando com a quarta posição, com a Hyundai a fechar a tabela na quinta posição. Em termos globais, nova troca no primeiro lugar, com Mercedes-Benz a liderar a tabela em novembro, logo seguida da BMW. No período de janeiro a novembro, a Peugeot, Volvo e Renault continuam nas mesmas posições.

A um mês do final do ano de 2021 tudo se conjuga para se confirmarem novos recordes nas vendas de Veículos Elétricos (BEV+PHEV), assim como uma diminuição cada vez mais pronunciada das vendas dos veículos movidos a motores de combustão interna. Este números aceleram a cada vez mais desejada eletrificação da mobilidade dos seres humanos, a absoluta necessidade da diminuição da poluição atmosférica e da poluição sonora nas grandes áreas metropolitanas, o combate inadiável às alterações climáticas através da diminuição das emisões de gases com efeito de estufa, a que se junta a cada vez maior quota de produção de eletricidade através de fontes renováveis.

Aguardemos com expectativa o final do ano que se aproxima rapidamente, com mais boas notícias!

Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?

A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.

A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!