Estação de carregamento para Veículos Elétricos inaugurada em Vila Nova de Gaia

Bomba de abastecimento de combustíveis fósseis transformada pela Power Dot

Onde anteriormente se encontrava uma bomba de abastecimento de combustíveis fósseis, a Power Dot inaugurou na sexta-feira, dia 17 de julho, numa área de 400 metros quadrados, uma infraestrutura com capacidade para carregar quatro veículos elétricos em simultâneo.

Nasce assim a primeira Estação de Carregamento para Veículos Elétricos em Portugal, que resulta da transformação de uma “Bomba de Gasolina”, situada na Rua Rocha Leão, em Vila Nova de Gaia, num investimento da ordem dos 250 mil euros.

A UVE esteve presente no evento, com dois membros do Conselho Diretivo, a convite da Power Dot.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, do Presidente da Mobi.E, Luís Barroso e do CEO da Power Dot, José Sacadura.

A primeira conversão no país de uma “Bomba de Gasolina” para uma Estação de Carregamento exclusiva para veículos elétricos, mostra que a Mobilidade Elétrica está para ficar e é a nova realidade nas cidades.


Para além da necessidade de aumentar a fiabilidadee capilaridade da Rede Pública de Carregamento, a existência de Postos de Carregamento Rápido (PCR) para veículos elétricos, como é mais este exemplo da Power Dot, é essencial para colmatar as necessidades dos utilizadores de veículos elétricos, assim com das frotas de viaturas de transporte de passageiros, como a rede de Táxis e TVDE.

Para além desta estação agora instalada em Vila Nova de Gaia, a Power Dot tem desenvolvido esforços para instalar vários hubs de carregamento em Portugal – Power Hub, que em parceria exclusiva com a Uber, garantem uma maior viabilidade na utilização de veículos 100% elétricos dentro das grandes cidades, por parte de frotas de transporte ligeiro de passageiros.

Ocupando uma área de cerca de 400 metros quadrados, a nova estação disponibiliza dois PCR de 50kW ligados à rede Mobi.E, com capacidade para carregar quatro veículos em simultâneo, uma loja destinada à venda e ao aluguer de bicicletas e scooters elétricas, e, ainda, um espaço lounge para descanso.

Artigos relacionados


Parceria exclusiva Power Dot e Uber

A startup portuguesa Power Dot celebrou uma parceria exclusiva com a Uber, com objetivo de criar uma rede de hubs de carregamento de veículos elétricos para parceiros e motoristas Uber.