Artigo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos sobre dados da rede de carregamento no mês de julho de 2025.

Em julho, a rede de carregamento pública em Portugal cresceu 1,11% (+152) face ao mês anterior atingindo as 13.883 tomadas, o que representa um aumento de 27% quando comparado com o mês homologo.

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Evolução
Como ponto menos positivo, os dois últimos meses (junho e julho) apresentaram um abrandamento de novos postos de carga rápida, +15 e +32 respetivamente, muito abaixo do valor mensal médio de 56.

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Quanto à capilaridade, a rede de carregamento pública já chega a quase 100% dos 308 municípios, havendo apenas um município (Santa Cruz das Flores) sem qualquer tomada em serviço. Já quanto aos postos de carregamento rápido, estes já se encontram em 78,2% dos municípios, mais 7,75 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo.
De referir ainda o reforço da rede de carregamento no arquipélago dos Açores com mais 24 novas tomadas, distribuídas pelas ilhas de São Miguel (+14), Faial (+8) e Pico (+2)
A percentagem de tempo em que as tomadas estão em uso também segue uma tendência crescente, fruto de uma maior adoção por veículos eletrificados, ao qual se soma o ritmo mais reduzido na disponibilização de novas tomadas. Em julho, esta apresentou o valor mais elevado do ano, acima dos 10,3%.
No que a tarifas de operação diz respeito, verifica-se que o valor desta tem vindo a aumentar no último ano, sendo este, em termos médios de 0,21€/kWh em julho 2024 e 0,23€/kWh em julho de 2025 (+9,5%). Note-se que a estes valores ainda terá de se somar as taxas, impostos e tarifa de energia do CEME. Este aumento está diretamente relacionado com os preços das novas tomadas, que para as mesmas potências apresentam valores mais elevados, e ainda pelo aumento do peso dos postos rápidos e ultrarrápidos no total das tomadas disponíveis que, por norma, apresentam tarifas de operação com valores mais elevados.
Em julho 2025, aproximadamente 23% das tomadas da rede pública, apresentam tarifas de operação ao kWh, o que representa um aumento de 123% quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
O cumprimento do AFIR, nomeadamente o pagamento em terminais TPA com as chamadas tarifas ad-hoc, ainda se encontra aquém do exigido: todas as tomadas com potências superiores a 50kW instaladas após maio de 2024 já deveriam apresentar esta solução de pagamento, contudo, apenas 23,1% cumprem este requisito. Contudo, começa-se a verificar uma evolução positiva nos postos rápidos instalados antes de maio de 2024, pois se em junho de 2025 apenas 12,3% dispunham desta modalidade de pagamento, no mês de julho este valor subiu para 22,2%. Esta é uma solução mais cómoda para o utilizador, mas, convém lembrar, que também é mais dispendiosa – em média, mais 0,06€/kWh, quando comparada com a solução de carregar com um cartão CEME.

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Resumo
Para mais detalhes sobre dados da rede pública de carregamento, consulte o Observatório da Mobilidade Elétrica.
O Observatório da Mobilidade Elétrica é um portal dinâmico de consulta da evolução dos dados de vendas, custo de operação e rede de carregamento de veículos elétricos em Portugal.
Neste portal, de acesso aberto, pode consultar com maior detalhe os valores de vendas de veículos elétricos:
