As baterias para os veículos elétricos estão ao nível das exigências automobilísticas?

Baterias com Novas Arquiteturas e Elevada Densidade de Energia

A necessidade de substituir os veículos movidos a energias fósseis por veículos elétricos, veio intensificar o estudo de baterias, condensadores e células de combustível.

O estudo das baterias de ião lítio estava, desde os últimos anos, muito confinado à engenharia da bateria uma vez que a performance destas baterias se encontra muito próxima dos limites teóricos.

Foi desenvolvido um eletrólito vítreo que pode ser aplicado numa matriz simbiótica e flexível, que não só conduz iões quase tão rapidamente como um eletrólito líquido, mas possui uma muito elevada constante dielétrica. Estas propriedades permitem a criação de baterias disruptivas.

Os condensadores com elevada capacitância que se formam naturalmente no interior da bateria facilitam a deposição de iões no elétrodo negativo durante a carga e no positivo durante a descarga.

Alguns dos conceitos usados para explicar como funciona esta nova arquitetura estão na base do funcionamento de transístores, LEDs e células fotovoltaicas. As baterias desenvolvidas são seguras, ecológicas, baratas e armazenam muito mais energia.

Nesta palestra irão ser apresentadas estas novas arquiteturas e feitas algumas comparações entre as novas baterias e as baterias comerciais existentes no mercado. No final haverá um debate alargado à plateia sobre este tema e assuntos relacionados.

Uma das investigadores mais conceituadas no Mundo é portuguesa, Prof.ª Dr.ª Maria Helena Braga e será a palestrante do evento que vai decorrer dia 23 de junho de 2017, pelas 14h45m,  no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa.

Venha conhecer a tecnologia de ponta associada ao desenvolvimentos de baterias de nova geração.

PARTICIPAÇÃO GRATUITA | INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA

 

Mais informação: Ordem dos engenheiros

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