Comunicado UVE

Anomalia na Rede Pública de Carregamento

Este domingo, dia 24 de fevereiro, registou-se entre as 14h 15m e as 15h uma quebra na Rede de Carregamento Rápido a nível nacional.

A UVE contactou a Mobi.E para indagar das causas desta quebra, tendo a gestora da rede pública informado que tal se deveu a um ataque externo ao sistema do CEiiA, tendo este se desligado de imediato, e tendo sido necessários 45 minutos para voltar à normalidade.

Segundo a entidade gestora da Rede Pública de Carregamento, cada Posto de Carregamento Rápido tem uma whitelist que permite em situações de rede offline, aos utilizadores continuarem os seus carregamentos, sendo que só os cartões mais recentes, com uma semana após a sua emissão, poderão não estar na whitelist e portanto não ser possível proceder ao carregamento.

A Mobi.E refere ainda que apenas recebeu uma reclamação em relação com a quebra na Rede Pública de Carregamento, o que nos indica que não se tratou de um “apagão generalizado”, face ao número de pessoas atingidas e que tenham reclamado.

Estes ataques podem acontecer a qualquer rede/sistema informático e que deve estar sempre garantido, como nos foi informado que estava neste caso, que os utilizadores da rede possam proceder ao seu carregamento mesmo quando o sistema esteja em baixo.

Num ano em que se prevê a chegada de milhares de novos utilizadores de veículos elétricos à mobilidade elétrica é imperativo que a Rede Pública de Carregamento Rápido esteja funcional, permanentemente acessível e que se expanda ao ritmo exigível face ao aumento exponencial das vendas de veículos elétricos.

Relativamente à Rede Pública de Carregamento Normal, urge a rápida intervenção na sua atualização tecnológica, no seu aumento de potência e na sua expansão territorial conforme está previsto e já anunciado pela gestora da Rede.

Atrasos de meses, muitos meses, na ligação de um PCN de nova geração já instalado, não podem ser aceites, exigindo-se que as entidades que forem responsáveis pelos atrasos sejam conhecidas.

Saudações Elétricas, de preferência renováveis,

Lisboa, 25 de fevereiro de 2019