Eco Race Proença-a-Nova 2021

A 2ª prova do primeiro Campeonato de Portugal de Novas Energias, a Eco Race Proença-a-Nova, teve lugar nos dias 24 e 25 de julho. Nesta prova na Beira Baixa, em estreia absoluta, com 15 classificativas, os concorrentes percorreram cerca de 190 km por entre paisagens de beleza extraordinária. O Campeonato de Portugal de Novas Energias é reservado a veículos ligeiros 100% elétricos, e conta com o apoio da UVE.

A dupla Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio é a grande vencedora da 2ª prova do primeiro Campeonato de Portugal de Novas Energias, ao volante de um Renault Zoe ZE50. No 2º lugar ficou a equipa composta por António Ramos/António Caldeira, num Hyundai Kauai EV, e o terceiro posto do pódio foi atribuído à dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo, ao volante de um Renault Zoe ZE50.

Pódio da Classificação Geral da Eco Race Proença-a-Nova
1º lugar: Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio
2º lugar: António Ramos/António Caldeira
3º lugar: Nuno Serrano/Alexandre Berardo


Nesta prova, houve uma divisão de Classes na Classificação, a Pré-Eco e a Pós-Eco, classes que dividem os carros antes e depois da data em que se realizou a primeira prova com veículos 100% elétricos em Portugal – o Eco Rally de Oeiras, em 2018. Na Classificação de Classes Pré-Eco, o pódio foi composto por três equipas da UVE.

Pódio da Classificação de Classes – Pré-Eco
1º lugar: João Seixas/Ivo Tavares
2º lugar: Hugo Batista/Sandra Machado
3º lugar: Ana Faria/Anabela Aiveca


Pódio da Classificação de Classes – Pós-Eco
1º lugar: Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio
2º lugar: António Ramos/António Caldeira
3º lugar: Nuno Serrano/Alexandre Berardo


Na Eco Race Proença-a-Nova foram também premiadas as 3 melhores equipas constituídas por associados da UVE. Das 20 equipas inscritas na prova, 11 eram compostas por associados da UVE.

Pódio da Classificação da equipas UVE
1º lugar: Pedro Morais/Sílvia Coutinho
2º lugar: João Seixas/Ivo Tavares
3º lugar: Pedro Faria/Carla Faria


A prova, disputada no concelho de Proença-a-Nova, contou com a presença de 20 equipas e reforçou o crescente papel que as competições automobilísticas disputadas com veículos 100% elétricos vêm a assumir tanto no contexto internacional, como nacional. Disputada na modalidade de regularidade, esta prova, para além da sua componente desportiva, serviu também como elemento de promoção da região interior do nosso país. Alguns dos pilotos que participaram na Eco Race, vieram das competições de automóveis clássicos, que decidiram adaptar-se às provas de regularidade com veículos elétricos.

Destaque, ainda, para a realização da “Prio Street Stage”, uma prova extra-classificação geral, com classificação e prémios próprios, realizada no centro urbano de Proença-a-Nova.


A “Prio Street Stage” foi ganha pela equipa António Ramos/António Caldeira, num Hyundai Kauai EV, seguidos por Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes, num Renault Zoe ZE50, e por João Seixas/Ivo Tavares, num Renault Zoe.

Os três primeiros classificados da Prio Street Stage foram, em 1º equipa António Ramos/António Caldeira, em 2º equipa Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes e em 3º equipa João Seixas/Ivo Tavares


Com esta 2ª prova do primeiro Campeonato de Portugal de Novas Energias – recorde-se que a primeira prova teve lugar em junho, nos concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra e Mafra – a classificação passou a ser liderada por Nuno Serrano/Alexandre Berardo, seguidos pela dupla Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio e no terceiro lugar pela equipa Pedro Morais/Sílvia Coutinho. Consulte a classificação geral do Campeonato de Portugal de Novas Energias na página da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

A Eco Race Proença-a-Nova foi um grande sucesso na divulgação da mobilidade elétrica e no avanço do desporto automóvel em Portugal com o uso de viaturas 100% elétricas.

O facto de ter sido realizada no concelho de Proença-a-Nova assume uma importância acrescida uma vez que este município é um dos maiores produtores nacionais de energias não poluentes, tendo uma produção excedente em energia de origem eólica e fotovoltaica em relação às necessidades de consumo elétrico do próprio concelho.


Assista à reportagem sobre a Eco Race Proença-a-Nova 2021:


Após a realização da Eco Race Proença-a-Nova, as equipas da UVE visitaram a Torre de Vigia da Serra das Talhadas, uma obra da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, com uma vista incrível do território circundante.


Antes da participação no Eco Race e assim que chegou a Proença-a-Nova, a UVE visitou uma das duas tomadas de Carregamento para Veículos Elétricos, inauguradas em 2013 no 1º Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que teve lugar em Proença-a-Nova, que ainda se encontram funcionais, como pudemos confirmar.


A próxima prova terá lugar na mítica EN2, nos dias 6 e 7 de novembro e o fecho do 1º Campeonato de Portugal de Novas Energias acontecerá com o Circuito UVE, no Autódromo do Estoril, no dia 4 de dezembro.