Plug & Go: EDP instala o 1º PCUR no Brasil

Dia 21 outubro foi inaugurado o primeiro PCUR – Posto de Carregamento Ultrarrápido, no Brasil, instalado pela EDP.

A EDP Smart, que pertence ao Grupo EDP, é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a actuar em toda a cadeia de valor, possui uma área dedicada exclusivamente à Mobilidade Elétrica, sendo responsável por comercializar carregadores e operar postos de carregamento públicos, incluindo os da auto-estrada São Paulo – Rio de Janeiro (pela Via Dutra).

A EDP Smart está a implementar também a primeira rede de carga Ultrarrápida do Brasil, em 30 locais, incluindo carregadores DC de 150kW e 350 kW, além de carregadores AC de 22kW. Cobrindo inicialmente os principais eixos da região Sudeste, o projeto, nomeado como Plug&Go, é o maior investimento em infraestrutura para a Mobilidade Elétrica feito no Brasil, realizado no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

O primeiro PCUR – Posto de Carregamento Ultrarrápido do projeto Plug&Go fica em Caraguatatuba (SP) e conta com as empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens como fornecedoras das soluções de carregamento.

A instalação deste primeiro PCUR, dá início à rede de postos de carregamento ultrarrápida na América do Sul.

Com a parceria da EDP, Audi, Porsche e Volkswagen foi inaugurado o primeiro Posto de Carregamento da maior rede de carga ultrarrápida de Eeículos Elétricos da América do Sul.

O projeto da rede de Postos de Carregamento Ultrarrápido prevê 30 novas estações de carregamento ao longo de três anos cobrindo todo o estado de São Paulo. Os carregadores do primeiro posto são de carrregamento ultrarrápido (150 kW) em corrente contínua (DC) e de carregamento normal (22 kW) em corrente alternada (AC), com a capacidade para três veículos elétricos em simultâneo. O tempo médio de carregamento é de 15 minutos para 100 km de autonomia no carregador ultrarrápido.


“Com o objetivo de incentivar a transição energética do Brasil e de promover soluções de mobilidade baseadas em fontes não poluentes, a EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, anuncia a instalação de 30 novas estações de recarga ultra rápida de veículos elétricos cobrindo todo o estado de São Paulo”

António Mexia (EDP)

“Com a criação desta nova rede de postos elétricos cobrindo todo o estado de São Paulo e conectando os principais corredores elétricos do País, a EDP se posiciona mais uma vez de forma pioneira para liderar a transição para uma economia de baixo carbono”.

Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil

A Efacec produzirá 30 carregadores ultrarrápidos a ser entregues aos três grandes fabricantes de automóveis parceiros do projeto (Audi, Porsche e Volkswagen) e ainda vão ser instalados na rede pública do estado de São Paulo mais 30 carregadores de 22 kW (carregamento normal).

O investimento neste projecto, que será o primeiro da América do Sul nesta área da Mobilidade Elétrica (rede de Carregamento Rápido), ronda os sete milhões de euros.


Artigos relacionados


2º EME – Encontro de Mobilidade Elétrica ABRAVEi, São Paulo, Brasil

Com a organização a cargo da ABRAVEi – Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores, o 2º EME terá lugar no dia 1 de novembro de 2020, no Parque Tecnológico São José de Campos em São Paulo, Brasil.

Sem categoria