Governo do Canadá financia carros elétricos de investigador português

JoaoTrovaoO investigador diz que seria “de todo impossível” fazer este tipo de pesquisa em Portugal.

Um professor português a lecionar numa universidade canadiana vai receber um financiamento do Governo Federal de 500 mil dólares (340 mil euros) para desenvolver projetos em carros elétricos, disse o próprio à Lusa.

“Esta distinção representa a possibilidade de fazer investigação que me era de todo impossível em Portugal pela falta de financiamento dada a pesquisa em áreas mais conexas com a insonorização de produtos e num domínio em que fiz o meu doutoramento, que é na área de veículos elétricos”, disse à agência Lusa João Pedro Trovão.

O professor, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, está a lecionar no Canadá desde novembro de 2014, na Universidade de Sherbrooke, no sul do Quebeque.

João Pedro Trovão vai receber 500 mil dólares canadianos de Otava, num financiamento de um programa de pesquisa para os seus projetos denominado Canada Research Chair in Efficient Electric Vehicles with Hybridized Energy Storage Systems, que tem como objetivo “atrair para o Canadá investigadores de referência mundial”.

Para João Pedro Trovão, este financiamento vai permitir desenvolver trabalhos na área dos veículos elétricos multi-fontes e multi-sistemas de armazenamento de energia no sentido de “maximizar a sua autonomia e potenciar também a utilização da energia verde produzida essencialmente no Quebeque”.

O também antigo vereador da Câmara Municipal de Coimbra sublinhou ainda a importância de o Quebeque ser “uma das províncias que produz muito da sua energia a partir de energias renováveis”, nomeadamente a hídrica, tendo um programa para “eletrificação dos transportes bastante intenso”, indo ao encontro deste financiamento.

url Mais informação: Revista Port.com

Deixe uma resposta