Mob Lab Congress regressa para falar sobre novos desafios da mobilidade

16 de maio. Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Porto

O evento Mob Lab Congress regressa no dia 16 de maio para a sua segunda edição, que este ano destaca o futuro da mobilidade urbana e regional e pretende criar um diálogo com base na tecnologia, integração e autonomia. Organizado pela IFE by Abilways, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, o Mob Lab Congress decorre precisamente nesta cidade, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Em destaque no evento estão temas como a transformação tecnológica, que engloba questões como a condução autónoma, blockchain, integração de Big Data, Inteligência Artificial e cibersegurança; a mobilidade partilhada no transporte de passageiros e mercadorias; o entendimento jurídico, nomeadamente o quadro legal existente e as inevitáveis alterações; a mobilidade on demand, assim como as potencialidades previstas para as cidades do futuro e para as smartcities.

Dados e tendências atuais sobre o setor da mobilidade dão o mote à escolha destes temas. De destacar que, atualmente, já são mais de 1000 as cidades que disponibilizam bicicletas públicas. Os transportes públicos coletivos são utilizados como forma principal de mobilidade apenas por 11% e 16% das pessoas nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, respetivamente. Por outro lado, as vendas de automóveis elétricos cresceram cerca de 150% em 2018, em Portugal, e o transporte individual permanece a forma preferencial de transporte nas áreas metropolitanas do Porto (69%) e Lisboa (60%).

Especialistas dos setores dos Transportes, Tecnologia, Energia, Telecomunicações, Ambiente e Inovação vão estar presentes para abordar estes desafios e soluções nas formas como se vão mover pessoas e mercadorias no futuro. Os motivos mais apontados pelos participantes para estarem presentes no evento são a relevância dos conteúdos abordados, a apresentação de soluções com base nas novas tendências, assim como a possibilidade de fortalecer a rede de contactos.

A primeira edição do Mob Lab Congress, que se estreou o ano passado com um índice de satisfação de 85%, contou com mais de 50 empresas e um público de relevo dentro da área, no qual se incluem 54% de decisores, 34% de gestores e ainda 6% de investigadores e docentes. O setor com maior presença foi a Administração Pública (35%), seguindo-se os setores das soluções tecnológicas e telecomunicações (27%), entidades reguladoras e associações (14%), transportes e gestão de frotas (10%), entre outros. Este ano, os temas em debate e os oradores já confirmados, têm tudo para criar uma grande expectativa. No dia 16 maio, o caminho da mobilidade é rumo ao Porto!

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos estará presente através do seu presidente, Henrique Sánchez.

Informações do evento: MOB LAB CONGRESS

Sem categoria