Pensa em comprar um VE?

Comprar VEQue variáveis devo ponderar na aquisição de um VE?

Além do custo e funcionalidades, devemos estar particularmente atentos à autonomia, capacidade da bateria e garantia dos componentes de tração elétrica. Garantias que indiquem uma capacidade mínima aceitável da bateria devem ser preferidas a garantias que não especifiquem esse valor, mas apenas garantam que a bateria é capaz de fornecer a potência máxima ao motor.

Quais as vantagens de uma bateria de maior capacidade?

Além do natural aumento da autonomia, uma bateria de mais capacidade permite cargas rápidas mais rápidas e um menor esforço da bateria, que lhe garante mais longevidade. Tem a desvantagem de um ligeiro aumento do consumo.

Que incentivos há para a aquisição?

Para particulares e até ao fim de 2015, havia um incentivo de 4500€ para a aquisição de veículos 100% elétricos caso fosse abatido um veículo com mais de 10 anos. Para empresas além deste incentivo, os veículos 100% elétricos tinham o IVA dedutível, e estavam isentos de contribuição autónoma. Para 2016 dependem da aprovação do Orçamento do Estado.

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(Despacho n.º 8809/2015, Diário da República, 2.ª série — N.º 154 — 10 de agosto de 2015)

Necessito de um ponto de carga em casa?

Não é fundamental ter um ponto de carga em casa, mas é recomendado. Uma das vantagens de um VE é poder ser carregado durante as horas em que o carro não é utilizado, estando sempre carregado ao sair de casa. Ter de carregar fora de casa sistematicamente não é prático a não ser que possa ser carregado no local de trabalho ou noutro sítio em que o veículo fique parado por várias horas.

Quais as condições mínimas para ter um ponto de carga em casa?

1) Se viver numa vivenda, casa autónoma ou prédio com garagem privativa não existirá problemas de maior exceto o cuidado a ter em reforçar a potência contratada (mínimo recomendado de 6,9kVA) e ligação ao quadro elétrico do ponto de carga com fios de secção mínima de 2,5mm^2 e recomendada de 4mm^2.

2) Se viver num prédio com lugar reservado em garagem coletiva deverá ter em atenção em assegurar a concordância dos condóminos (a lei é muito favorável a garantir que isso vai acontecer) e garantir que a instalação do posto de carga será efetuado por empresa credenciada na execução da mesma respeitando as condições indicada no ponto 1.

3) Se não tem nenhuma das condições anteriormente descritas será muito complicado conseguir carregar em casa, não sendo recomendado por questões de segurança o uso de extensões ou outras soluções provisórias.

Vou ter autonomia para os percursos habituais e esporádicos?

As autonomias publicitadas pelas marcas são baseados no ciclo NEDC, que é conhecido por ser muito suave e gerar consumos muito baixos tanto para veículos elétricos como para veículos de combustão interna. Deste modo, um valor mais conservador de autonomia pode ser usado retirando 30% à autonomia publicitada pelas marcas.

Como é o comportamento dinâmico de um VE?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os VE são em muito superiores aos veículos de combustão interna (CI), ao nível das prestações. Produzem o binário máximo às 0rpm e a potência máximo numa faixa muito alargada de rotações, o que permite ter veículos sem caixa de velocidades e com respostas instantâneas ao pedal do acelerador.

Vai aumentar muito a conta da luz?

Naturalmente que carregando em casa irá haver um aumento da conta da eletricidade, no entanto esse aumento será largamente compensado por uma descida nos gastos com combustíveis. Carregando em bi-horário, nas horas de vazio o custo por 100km anda entre os 1,5€ e os 2€ (2,5€-3,5€ em horário normal). Mesmo com a baixa no preço dos combustíveis significa um consumo em €/100km entre 3 e 4 vezes (horas de vazio) menor que o de um veículo CI.