A portuguesa Efacec instala carregadores de 350 kW, os mais potentes do mundo

Já estão instalados os primeiros carregadores da Efacec para veículos eléctricos com 350 kW, os mais potentes do mundo. Destinam-se a carros, camiões e pick-ups, mas não os Tesla. Saiba porquê.

A nova gama de carregadores de alta tensão da Efacec, denominada HV (de High Voltage), começou já a ser instalada no terreno, compreendendo potências de 50, 160, 175 e 350 kW, de forma a cobrir as futuras necessidades do mercado.

A diferença face aos carregadores de carga rápida já conhecidos (como os recentemente fornecidos às áreas de serviço das auto-estradas nacionais), conhecidos como QC (de Quick Charging), capazes de fornecer uma tensão entre 400 e 500 volts, reside na maior tensão que os novos HV podem atingir (um máximo de 1.000 volts), o que lhes garante uma potência superior.

Entre os novos sistema de carga, destaque para o carregador HV175, capaz de fornecer uma tensão nominal acima de 920 volts, e uma corrente máxima de 350 amperes, quando combinando duas unidades, que acabam por formar o HV350. Este supercarregador está especialmente dedicado a veículos com baterias de grande capacidade, e é o primeiro do mundo no seu género a chegar ao mercado. Há muitos fornecedores deste tipo de equipamentos que estão a desenvolver soluções igualmente potentes, mas a empresa portuguesa foi a primeira a conseguir construí-los em série e a fornecê-los ao mercado.

Mais informação: Observador

Deixe uma resposta