Power Dot e E.Leclerc investem em carregamento elétrico para clientes

O grupo de lojas E.Lecerc em Portugal escolheu a Power Dot como parceiro para disponibilizar um novo serviço de carregamento de veículos elétricos aos seus clientes.

Fazendo parte dos objetivos de sustentabilidade do grupo E.Lecerc, foi iniciado um investimento em parceria com o Operador de Postos de Carregamento Power Dot Portugal, para a disponibilização de carregamento de veículos elétricos para os clientes desta cadeia de lojas. Estes postos, numa aposta conjunta de carregamento rápido (PCR 50 kW DC) e normal (PCN 22 kW AC), encontram-se integrados da rede pública MOBI.E.

Partilhamos a lista inicial de lojas E.Leclerc que terão postos de carregamento de veículos elétricos, alguns destes já ligados.


No seguimento deste projeto a UVE entrevistou o CEO da PowerDot, José Sacadura, para sabermos mais da missão da Power Dot na mobilidade elétrica assim como nesta parceria com o E.Leclerc.

Qual a visão da Power Dot para um futuro mais sustentável?

Na Power Dot, acreditamos que a mobilidade elétrica tem um papel fundamental para o futuro do planeta e queremos contribuir para o seu desenvolvimento. Na nossa visão, apenas uma rede de carregamento desenvolvida permite trazer confiança a todas as pessoas para optar por um veículo elétrico. Queremos fazer parte do crescimento desta rede e investir e instalar carregadores nos parques de estacionamento onde as pessoas já vão no seu dia-a-dia uma vez que acreditamos que o carregamento deve estar integrado na vida das pessoas.

Como prevêem o investimento e crescimento do mercado de mobilidade elétrica em Portugal?

Estamos otimistas com o crescimento da mobilidade elétrica em Portugal e os números têm sido animadores. Para podermos acelerar ainda mais este crescimento precisamos de continuar a mostrar às pessoas as vantagens óbvias de ter um carro elétrico ao mesmo tempo que mitigamos os desafios desta nova forma de mobilidade sustentável. É muito importante continuar a criar incentivos, apresentar novos modelos de veículos elétricos mais eficientes e continuar a fazer crescer a rede de carregadores existente. A Power Dot quer continuar a contribuir para este desenvolvimento da Rede de Carregamento e a trazer mais confiança a todos aqueles que ainda têm dúvidas sobre esta forma de mobilidade.

Assim como este projeto com o E.Leclerc, prevê-se uma forte aposta na expansão de carregadores em mais zonas comerciais? Com funciona a vossa oferta deste tipo de serviços?

A Power Dot quer criar uma experiência de carregamento que esteja integrada na vida dos utilizadores de veículos elétricos, ao contrário daquilo que acontece nos veículos a combustão. Acreditamos que se houver carregadores em todos os locais onde as pessoas param os seus veículos, deixa de ser necessário fazer um desvio da nossa vida para “encher o depósito”. É com esta visão que queremos investir, instalar e operar carregadores em parques de estacionamento de supermercados, centros comerciais, ginásios, restaurantes, municípios entre outros. A Power Dot pretende realizar parcerias com os parques de estacionamento e oferecer soluções de carregamento sem qualquer custo para os proprietários. Estamos em mais de 300 localizações em Portugal e queremos continuar a criar mais soluções de carregamento para todos os UVEs.

Como se tem desenrolado a integração na rede pública de carregamento? E onde poderão haver melhorias neste processo?

Desde o primeiro dia que a Power Dot tem colaborado com as diferentes entidades para tornar mais eficiente o processo de instalação e integração de carregadores para veículos elétricos na rede pública. Este setor ainda está a dar os primeiros passos e por isso há sempre melhorias que podem acontecer. Nomeadamente acreditamos que o processo de instalação ainda é muito burocrático e que este facto atrasa a adoção deste tipo de mobilidade. Queremos continuar a contribuir para a evolução destes processos e fazer parte da solução


Como utilizadores acreditamos que este é um dos caminhos a implementar na proliferação na mobilidade elétrica com a disponibilização do carregamento nos locais onde os veículos permanecem a carregar enquanto estamos a usufruir dos serviços desse local. É o chamado Win-Win em que todos ganham.

Aguardamos a instalação destes postos agora planeados na expectativa da continuidade exemplar deste projeto para as zonas comerciais de todo o pais!