Promoção da sustentabilidade e ambiente na cidade do Porto

Os Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, acolheram o V Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2017, uma organização da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos com a colaboração e apoio da Câmara Municipal do Porto, numa altura em que a cidade promove a sustentabilidade, o ambiente e a mobilidade elétrica com a 4ª edição do Cidade +.

Durante dois dias, 8 e 9 de julho, os Jardins do Palácio de Cristal foram palco do maior evento anual destinado à mobilidade elétrica. O Encontro bateu o recorde ibérico com mais de 200 participantes, entre as quais utilizadores da Madeira, bem como uma representação da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABRAVEI) e inscrições de Espanha.

Pela primeira vez a Tesla esteve representada oficialmente num evento em Portugal, com os seus dois modelos emblemáticos, o Model S e o Model X. Registaram-se estreias nacionais, como o Mini Plug-in (PHEV), os novos Smart elétricos, ForTwo, ForTwo cabrio e ForFour e outras recentes novidades como o Hyundai IONIQ 100% elétrico e híbrido Plug-in.

O evento surpreendeu os visitantes com um barco eletro-solar da Sun Concept, concebido e produzido em Portugal, em Olhão, no Algarve, o comboio turístico elétrico da Deltrain, os quadriciclos da Birò, o primeiro veículo elétrico português homologado, o Veeco, a Smart Flower, um girassol fotovoltaico, e a Omniflow, com o seu candeeiro com iluminação LED, produzida por pequenos painéis fotovoltaicos e uma mini eólica.

Tratou-se da maior concentração e exposição de veículos elétricos e de produtos associados à mobilidade elétrica, como carregadores rápidos, semi-rápidos, portáteis e domésticos, empresas comercializadoras e operadores de energia para a mobilidade elétrica.

 

Artigo completo em: Revista Pontos de Vista

 

Deixe uma resposta