Artigo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos sobre dados da rede de carregamento no mês de agosto de 2025.

Em agosto, na rede de carregamento pública em Portugal não se verifica um crescimento do número de tomadas, tal situação ocorre essencialmente por dois motivos: a substituição de alguns postos de carga rápida de três tomadas (CC2 + CHAdeMO + Mennekes Type 2) por postos de duas tomadas (2xCCS2) e devido à incorreta caracterização do tipo de tarifa por parte do OPC EDP, que resulta da não identificação de mais de 500 tomadas.

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Evolução
Quanto à capilaridade, a rede de carregamento pública já chega a quase 100% dos 308 municípios, havendo apenas um município (Santa Cruz das Flores) sem qualquer tomada em serviço. Já quanto aos postos de carregamento rápido, estes já se encontram em 78,9% dos municípios, mais 8,12 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo.
A percentagem de tempo em que as tomadas estão em uso também segue uma tendência crescente, fruto de uma maior adoção dos veículos eletrificados, ao qual se soma o ritmo mais reduzido na disponibilização de novas tomadas. Em agosto, esta apresentou o valor mais elevado do ano, acima dos 11,3%, possivelmente alavancado por maior fluxos rodoviários relativos ao período de férias de verão.
No que a tarifas de operação diz respeito, verifica-se que o valor desta tem vindo a aumentar no último ano, sendo este, em termos médios de 0,21€/kWh em agosto 2024 e 0,23€/kWh em agosto de 2025 (+9,5%). Note-se que a estes valores ainda terá de se somar as taxas, impostos e tarifa de energia do CEME. Este aumento está diretamente relacionado com os preços das novas tomadas, que para as mesmas potências apresentam valores mais elevados, e ainda pelo aumento do peso dos postos rápidos e ultrarrápidos no total das tomadas disponíveis que, por norma, apresentam tarifas de operação com valores mais elevados.
Em agosto 2025, aproximadamente 24% das tomadas da rede pública, apresentam tarifas de operação ao kWh, o que representa um aumento de 122% quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
O cumprimento do AFIR, nomeadamente o pagamento em terminais TPA com as chamadas tarifas ad-hoc, ainda se encontra aquém do exigido: todas as tomadas com potências superiores a 50kW instaladas após maio de 2024 já deveriam apresentar esta solução de pagamento, contudo, apenas 20,5% cumprem este requisito. Contudo, começa-se a verificar uma evolução positiva nos postos rápidos instalados antes de maio de 2024, se em junho de 2025 apenas 12,3% dispunham desta modalidade de pagamento, no mês de agosto este valor subiu para 22,1%. Esta é uma solução mais cómoda para o utilizador, mas, convém lembrar, que também é mais dispendiosa – em média, mais 0,06€/kWh, quando comparada com a solução de carregar com um cartão CEME.

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Resumo
Como ponto menos positivo, durante o mês de agosto foram vários os relatos relacionados com atos de vandalismo nos postos de carga rápida, nomeadamente nos distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria.
A imagem abaixo mostra o impacto da disponibilidade e das taxas de utilização dos postos de carga rápida no município de Almada, certamente um dos mais afetados por tais atos de vandalismo. A partir de dia 8 de agosto com mais de 55% das tomadas dos postos rápidos deste município a ficarem indisponível para o utilizador.

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Estado da Rede > Distribuição horária > Utilização diária; Distrito. Município: “Setúbal; Almada”; Tipo Carregador: “Fast”.
Para mais detalhes sobre dados da rede pública de carregamento, consulte o Observatório da Mobilidade Elétrica.
O Observatório da Mobilidade Elétrica é um portal dinâmico de consulta da evolução dos dados de vendas, custo de operação e rede de carregamento de veículos elétricos em Portugal.
Neste portal, de acesso aberto, pode consultar com maior detalhe os valores de vendas de veículos elétricos:
