Avisos de Cortesia para Utilizadores de VE

Boas Práticas para todos os condutores.

A UVE, Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, lançou durante a Semana Europeia da Mobilidade, no evento realizado em Lisboa, na Praça dos Restauradores, os Avisos de Cortesia.

Estes Avisos pretendem alertar os condutores de carros com motor de combustão interna (gasolina, gasóleo e GPL) que não devem estacionar os seus veículos nos Postos de Carga da rede MOBI.E existentes em todo o país, pois estão com esse ato a impedir que um utilizador de um veículo eléctrico fique impedido de carregar o seu carro e prosseguir a sua viagem.

Esta é uma campanha didáctica sobre algo que é claro, simples e lógico.

Imaginemos que um condutor de um carro eléctrico, estacionava o seu carro junto ao local de abastecimento de combustível, numa qualquer estação de serviço de combustíveis fósseis, só porque “vou só ali, são 5 minutos” ou fica mais perto donde pretende ir.

Acham normal? Alguém de bom senso entende este comportamento? Então é só constatar que os Postos de Carga Normal (PCN) e os Postos de Carga Rápida (PCR) da rede MOBI.E, são esses postos de abastecimento de combustível para os carros eléctricos. Esses lugares têm que estar sempre disponíveis, pois servem para isso mesmo carregar (abastecer) de energia (combustível) o carro para poder seguir viagem.

Estes Avisos de Cortesia estão a ser distribuídos, por correio, a todos os associados da UVE.

Têm também sido distribuídos nos eventos onde a UVE esteve presente, serão oferecidos na compra das t-shirts da UVE (brevemente também disponíveis no portal) e poderão também ser descarregados através dos ficheiros que disponibilizamos.

Existe também o Aviso de Cortesia azul para os utilizadores de VE (veículo elétrico) que após a carga mantêm o seu carro estacionado ocupando indevidamente o lugar, que é de carga e não de estacionamento. Ou quem simplesmente estaciona o seu VE sem sequer o pôr à carga.

aviso-de-cortesia-CI

(Clique na imagem para descarregar)

(se desejar, imprima)

aviso-de-cortesia-ve

(Clique na imagem para descarregar)

(se desejar, imprima)

(Clique na imagem para descarregar)

(se desejar, imprima)

Voltando ao exemplo da estação de serviço de combustíveis fósseis, seria o mesmo que um condutor de um carro a gasolina ou gasóleo após o seu abastecimento o deixasse no local e fosse à sua vida, impedindo outros de abastecerem.

Estamos apenas a falar de bom senso, educação, cidadania, pensar no nós e não no eu.

No momento em que as vendas de veículos eléctricos aumentam exponencialmente e em que a fiscalização dos prevaricadores e a sua penalização, multa e/ou reboque, vai aumentar, esta campanha é um alerta para as boas práticas de todos os condutores, de todos os cidadãos.