UVE presente na inauguração oficial do 1º corredor elétrico do país, Lisboa-Algarve

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE foi convidada pela MOBI.E para incorporar a comitiva oficial, neste evento de elevada importância para a mobilidade elétrica em Portugal.

Palmela

DSC05215O evento teve início às 9h na área de serviço da Galp de Palmela, sentido N/S, onde estiveram presentes o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, o secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, o Presidente da MOBI.E, Alexandre Videira, o administrador da MOBI.E, Nuno Bonneville,  o responsável de Comunicação e Sustentabilidade da Brisa, Franco Caruso, a Responsável da Área de Inovação e Eficiência Energética da Galp, Nicolle Fernandes, o Presidente da UVE, Henrique Sánchez, representantes das marcas BMW i, Nissan, Renault e Volkswagen, que disponibilizaram viaturas 100% elétricas para a deslocação da comitiva oficial.

A comitiva viajou nos veículos ecológicos disponibilizados pelas respetivas marcas: BMW i3, Nissan Leaf, Renault Zoe e Volkswagen e-Golf, da área de serviço da Galp de Palmela até à área de serviço da Galp de Aljustrel, numa viagem que decorreu silenciosamente ao longo de aproximadamente 1 hora.

O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente e o Ministro do Ambiente fizeram questão de conduzir um veículo 100% elétrico.

O presidente da UVE, Henrique Sánchez, incorporou a comitiva oficial tendo viajado num veículo elétrico Renault Zoe, parte do percurso e num BMW i3, a outra parte do percurso.

Aljustrel

A inauguração em Aljustrel decorreu como previsto no programa oficial, tendo os convidados sido recebidos com a intervenção do Eng. Tiago da Câmara Pestana, da Galp e do Eng. Pedro Rocha e Melo, da Brisa, seguidas das intervenções do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente e do Ministro do Ambiente.

O Ministro do Ambiente e o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente abordaram o estado atual do Projeto Piloto da Rede Pública de Carregamento, após o interregno de 4 anos em que a Rede não foi terminada e manteve-se sem qualquer manutenção. Foi anunciada a intenção de nos próximos dez anos, Portugal conseguir atingir a quota de 10% de veículos elétricos no seu parque automóvel.

O Ministro do Ambiente destacou ainda a importância da UVE no contexto de desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal, com esta amável referência:

 “… uma última palavra ao Dr. Henrique Sánchez da Associação de Utilizadores de VE, é com um gosto muito grande que o temos aqui connosco numa posição de total independência, mas de quem sempre se debateu e bem, que nunca quis que esta ideia fosse confundida com uma ideia romântica, porque de facto não é uma ideia romântica, é fundamental para Portugal o desenvolvimento deste projeto, até ao final do ano será possível que em todo o país nos possamos deslocar em VE, há postos de carregamento rápido em todo o país, até ao final do próximo ano cada sede de concelho terá pelo menos um posto de carregamento e a mobilidade elétrica deixará de ser entendida como um fenómeno urbano, mas sim um fenómeno que se deve aplicar, que é possível de acontecer em todo o país com grandes ganhos para o ambiente e, consequentemente, para todos nós. Muito obrigado e muito bom dia…”

Loulé

A inauguração do 1º corredor de carregamento rápido para veículos elétricos continuou em Loulé, na área de serviço da Galp, num agradável convívio promovido pela Galp e pela MOBI.E, com destaque para uma tertúlia sobre o futuro da mobilidade elétrica em Portugal, com intervenções do Presidente da MOBI.E, Alexandre Videira e da responsável da Área de Inovação e Eficiência Energética da Galp, Nicolle Fernandes, dos representantes das marcas, e, dos utilizadores de veículos elétricos que apresentaram as suas opiniões e propostas sobre diversos temas relacionados com o futuro da mobilidade elétrica em Portugal.

O Presidente da MOBI.E referiu que o Projeto Piloto está em andamento e vão surgir novas boas notícias nos próximos meses, tendo para já destacado o início do processo para a compra de novos postos de carregamento para instalar em todas as sedes de concelho do País.

Deixar uma resposta