UVE testou a viabilidade do corredor elétrico, Sul

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, realizou a viagem de ida e volta entre Lisboa e Loulé em veículos 100% elétricos.

13934966_825974160871196_5513899286319220371_nTodos os Postos de Carga Rápida (PCR) estão localizados nas áreas de serviço da Galp ao longo das autoestradas A2 e A22 em direção à região Algarvia.

Sentido Norte para Sul

Os veículos elétricos que pretendam realizar a viagem em direção ao Sul do país têm ao seu dispor o Posto de Carga Rápida na área de serviço de Palmela (sentido norte-sul). A distância entre este PCR e a área de serviço de Aljustrel, é de 116Km. Partindo de Aljustrel o próximo PCR está localizado na área de serviço da Galp de Loulé na A22, numa distância de 103 km. Nesta AS os PCR estão colocados em ambos os sentidos (Portimão/Faro e Faro/Portimão).

Sentido Sul para Norte

Os veículos elétricos que pretendam realizar a viagem em direção ao norte do país têm ao seu dispor o Posto de Carga Rápida na já referida área de serviço de Loulé estando o PCR seguinte na área de serviço de Aljustrel a uma distância de 103 km. Partindo de Aljustrel o próximo PCR está localizado na área de serviço de Alcácer do Sal, a uma distância de 93 km. Após este carregamento a cidade de Lisboa fica a apenas 74 km.

Segundo informações obtidas pela UVE os Postos de Carga Rápida na direção norte/sul em Alcácer do Sal e na direção sul/norte em Palmela, serão instalados brevemente, depois de resolvidas as questões técnicas de instalação.

Os Postos de Carga Rápida de Aljustrel e Loulé permitem a carga em simultâneo, através de um dos cabos DC (CCS ou CHAdeMO) com o cabo AC (Menekes).

Na viagem inaugural deste corredor Lisboa/Algarve, a BMW i Portugal e a Kia Motors Portugal, disponibilizaram à UVE viaturas 100% elétricas, BMW i3 e Kia Soul EV.

A viagem no sentido norte-sul foi demorada devido ao evento e ao elevado número de veículos elétricos que tinham de carregar, pelo que foi mais difícil contabilizar o tempo de viagem.

Viagem de regresso de Loulé a Lisboa, num BMW i3:

A viagem de regresso a Lisboa realizada num BMW i3 tendo tido início às 20h58m na área de serviço de Loulé, sentido Faro-Portimão, com a bateria carregada a 89%. Chegada à área de serviço de Aljustrel pelas 22h05m. A carga rápida demorou cerca de 25 minutos para carregar a bateria até aos 84%.

A segunda e última paragem foi às 23h21m na área de serviço de Alcácer do Sal, tendo demorado aproximadamente 25 minutos para carregar a bateria até 85% de carga.

O troço final foi realizado pela Ponte Vasco da Gama até à cidade de Odivelas, tendo demorado cerca de 55 minutos.

Viagem Lisboa/Palmela/Aljustrel/Loulé e regresso a Lisboa, num KIA EV Soul:

Outro exemplo foi a viagem efetuada a bordo de um KIA EV Soul que percorreu 515,6 km para realizar a totalidade da viagem. Lisboa/Palmela, via ponte 25 de Abril, Palmela/Aljustrel, Aljustrel/Loulé, Loulé/Aljustel, Aljustrel/Alcácer do Sal e Alcácer do Sal/Lisboa, via ponte Vasco da Gama, tendo realizado a viagem a uma velocidade média de 74 km/h e gasto 6h 56m, tempo útil de viagem sem contar com as paragens para carregar. Por média demorou 25 minutos para carregar 85% da bateria.

A UVE congratula-se por este grande momento que será histórico para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal.

A UVE continuará a efetuar todas as diligências junto dos organismos oficiais e das entidades privadas que podem contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal.

Deixe um comentário