Setembro de 2025 assinala mais um marco histórico para a Mobilidade Elétrica em Portugal

Pela primeira vez em Portugal, os veículos 100% elétricos ultrapassam o total de veículos a combustão (gasolina e gasóleo). No mês de setembro de 2025, o total de veículos novos, ligeiros de passageiros, 100% elétricos, matriculados em Portugal ultrapassaram o total acumulado entre os veículos a gasolina e gasóleo. Foram matriculados em Portugal 4.984 veículos novos, ligeiros de passageiros, 100% elétricos e 4.071 veículos novos exclusivamente movidos a motor a combustão – a gasolina (2.949) ou a gasóleo (1.122).


Setembro de 2025 é, sem dúvida, um mês de recordes para as vendas de veículos 100% elétricos:

  • Recorde de vendas mensal (todas as categorias, novos e importados): 7.680 veículos 100% elétricos matriculados num só mês (5.530 veículos novos e 2.150 veículos importados)
  • Recorde de vendas mensal (todas as categorias, novos): 5.530 veículos novos, 100% elétricos, matriculados num só mês.
  • Recorde de quota de mercado (mensal): Os veículos 100% elétricos representam 29,36% dos veículos ligeiros de passageiros, novos, matriculados em Portugal no mês de setembro de 2025.
  • Marco histórico para os veículos 100% elétricos: Foram vendidos mais veículos 100% elétricos, novos, ligeiros de passageiros, que a soma dos movidos a motor de combustão (gasolina e gasóleo). 4.984 veículos 100% elétricos vs 4.071 veículos movidos exclusivamente a motor a combustão – a gasolina (2.949) ou a gasóleo (1.122).

Este incremento nas vendas em setembro – que normalmente acontece no final de cada trimestre – vem no seguimento de meses de crescimento homólogo nos veículos 100% elétricos em relação ao ano passado. De facto, a última vez que a variação homóloga dos números de vendas de veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros, esteve em “terreno” negativo, foi em agosto de 2024 – uma contração nas vendas que foi transversal a todo o mercado automóvel – para, no mês seguinte, saltar para o recorde de 43,9% (setembro de 2024). A variação homóloga em setembro de 2025 (face a 2024), nos valores de vendas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, é de 25,51% que, embora não seja um “recorde”, assinala crescimento em relação a um mês de recordes em 2024… ou seja, a Mobilidade Elétrica em Portugal continua a superar-se constantemente nos números, quotas de mercado, etc.

Setembro foi também o mês em que se assinalou a Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro), em que também decorreu o ENVE 2025 Oeiras, com o lema “Mover Portugal Sem Emissões”, como forma a salientar a importância da descarbonização do setor dos transportes de mercadorias (ligeiro e pesado) e transporte coletivo. De entre as categorias de veículos 100% elétricos, os que necessitam de maior incentivo para a transição são os veículos pesados de mercadorias, muito devido às características dos veículos e às exigências que os mesmos trazem para a rede de carregamento (que necessita de mais postos com mais potência); contudo, é de salientar que foram matriculados os primeiros veículos 100% elétricos, pesados de mercadorias, em 2022 e, desde então, foram matriculados 98 veículos desta categoria em Portugal, demonstrando que embora o setor esteja na sua fase embrionária, existe a vontade de várias empresas em fazer esta transição.

Há que referir ainda que, apesar do registo de vários casos de furto e vandalismo em postos de carregamento de veículos elétricos, os veículos 100% elétricos matriculados em Portugal superaram todos os recordes supra referidos o que demonstra, mais uma vez, que a intenção em fazer a mudança para veículos 100% elétricos é também motivado pela intenção em optar por meios de transporte mais sustentáveis – não desvalorizando, contudo, a importância da estabilidade da rede de carregamento. A UVE apresentou uma análise extensiva sobre os impactos destas ocorrências, tanto nos utilizadores como nos operadores dos postos, e avança com propostas para que a situação seja abordada de forma a restaurar todos os esforços, desenvolvidos até à data, rumo à descarbonização da mobilidade. Pode consultar a análise completa aqui.


Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de setembro em Portugal. Total de 7.680, dos quais 5.530 correspondem a veículos novos e 2.150 de veículos importados usados.

Veículos 100% elétricos de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 13 meses em Portugal.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 6 anos.

Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal.

Evolução da quota mensal e anual de veículos ligeiros de passageiros, novos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal.

Comparação entre a variação mensal de vendas, dos veículos ligeiros de passageiros, novos, matriculados em Portugal, segundo o tipo de motorização (veículos com motor de combustão interna vs. veículos 100% elétricos).

Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), novos e importados usados, de todas as categorias matriculados em Portugal.


Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de setembro e a respetiva quota mensal.

Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2025 e a respetiva quota.

Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal em setembro de 2025 e a respetiva quota.

Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2025 e a respetiva quota.


Top das marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de setembro de 2025.

Top das marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no ano de 2025.

Top de marcas de veículos novos ligeiros de mercadorias, veículos pesados de mercadorias e/ou passageiros, motociclos e ciclomotores e triciclos e quadriciclos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal em 2025.