Vendas de Veículos Elétricos em julho 2021 cresceram 49.6%!

Ao contrário das vendas de veículos com motores de combustão interna (VCI), sejam a gasolina ou a gasóleo, que registaram uma queda de 26.5%, as vendas de Veículos Elétricos (VE), 100% elétricos (BEV) ou elétricos híbridos plug-in (PHEV), registaram um crescimento homólogo de 49.6% em julho de 2021!

A queda nas vendas dos VE (BEV+PHEV) em relação ao mês de junho (-22.3%), registou estes valores porque como é recorrente na Tesla – que tem sido a marca que mais vendas de veículos 100% elétricos efetua em Portugal – concentra as suas vendas no último mês de cada trimestre (março, junho, setembro e dezembro).
Em setembro confirmaremos esta tendência, mais comum nas empresas norte-americanas cotadas em bolsa.

Importante realçar que nos três anos em análise (2019, 2020, 2021), e mesmo com a interferência da pandemia da covid-19, o mais relevante é o significativo e sustentado aumento das vendas dos veículos elétricos, fortalecendo assim uma tendência de crescimento, apesar do período tão conturbado e incerto que todos atravessamos.

Os veículos elétricos híbridos plug-in têm registado crescimentos mais sustentados, muito por força da oferta mais diversificada e mais adaptada às necessidades da generalidade das empresas.
Contudo, este quadro poderá alterar-se num futuro próximo com a chegada ao mercado de novos modelos 100% elétricos, com mais autonomia, resolvendo assim uma das dificuldades que o uso intensivo destes veículos apresentava. Também de registar o aumento muito significativo da Rede Pública de Carregamento e da Rede Nacional de Carregamento para Veículos Elétricos, em geral.

A chegada de novos modelos 100% elétricos, que, ou já estão a ser comercializados, ou até ao final do ano deverão estar disponíveis no mercado nacional, como sejam o Dacia Spring Electric, o Ioniq 5 (marca exclusiva de VE da Hyundai), o Kia EV6, o Tesla Model Y, o Lexus UX300, os Audi e-tron GT e Audi Q4 e-tron, o Volvo XC40 Recharge, os BMW IX3 e BMW i4, os Mercedes-Benz EQC, EQA e EQS, o Renault Twingo Electric, o Nissan Ariya, o Citroen e-C4, o Skoda Enyak IV, o Volkswagen ID4 ou o Cupra El-Born, deverá trazer uma nova aceleração das vendas dos veículos 100% elétricos e impulsionar as vendas dos Veículos Elétricos em Portugal.


Variação de Vendas de Veículos em Portugal
2020/2021 – Combustão Interna vs. Elétricos

Fruto das decisões que vários países ou entidades – como seja a União Europeia (27 países) – já anunciaram novas medidas para restringir o consumo de combustíveis fósseis e acelerar a transição energética e a eletrificação do sector rodoviário – um dos principais responsáveis pelo aumento das alterações climáticas e pela degradação da qualidade do ar nas grandes áreas metropolitanas, assim como do aumento da poluição sonora (ruído) – seguramente assistiremos nos próximos meses e anos a um aumento exponencial das vendas dos veículos 100% elétricos e a um declínio cada vez mais pronunciado das vendas dos veículos com motores de combustão interna, sejam eles a gasolina ou a gasóleo.

Este mês de julho de 2021 as vendas de veículos com motores de combustão interna voltaram a registar uma queda, desta vez de 26.5% face ao mês de junho, um indicador claro das trasnformações que se avizinham na indústria automóvel mundial.

Por sua vez, a indústria automóvel que já tem uma larga oferta de veículos elétricos continua a mostrar grande resiliência aos tempos conturbados que atravessamos, mantendo taxas de crescimento muito positivas, perspetivando uma aceleração da penetração dos veículos elétricos, que já registam uma quota de mercado anual de 15.8% e uma quota este mês de julho de 18.2% na venda de veículos ligeiros de passageiros novos.

Em resumo, a imagem que fica é a da transformação da indústria automóvel mundial, aderindo à transição energética em curso, através da eletrificação das diferentes gamas e segmentos da sua oferta comercial.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal em julho de 2021

Com a Tesla sem registar nenhuma venda em julho – pelas razões já supra referidas – coube à Peugeot alcançar o 1.º lugar com 90 viaturas, 100% elétricas, vendidas, seguida da Hyundai com 82 unidades entregues, e a fechar o pódio a Nissan com 79 veículos vendidos. No acumulado do ano, a Nissan com 670 veículos vendidos ultrapassou a Tesla que embora sem registar vendas este mês de julho mantém o 2.º lugar com 629 viaturas vendidas, ficando o 3.º lugar para a Peugeot com 609 unidades entregues desde o início do ano, nos automóveis ligeiros de passageiros.

Referência ainda à Dacia que regista a sua primeira presença no Top 5 de vendas mensais de veículos 100% elétricos, muito devido à chegada do Dacia Spring ao mercado português.

Na categoria dos veículos híbridos plug-in voltamos a ter, sem surpresas, os três primeiros lugares distribuídos pela seguinte ordem decrescente: Mercedes-Benz, BMW e Volvo, quer nas vendas do mês de julho quer nas vendas do acumulado do ano de 2021.

No acumulado das vendas dos BEV e dos PHEV no mês de julho, a BMW alcançou o 1.º lugar por troca com a Mercedes-Benz devido ao aumento das vendas dos seus modelos 100% elétricos. No acumulado do ano, a Mercedes-Benz mantém a primeira posição seguida da BMW e no terceiro lugar a Volvo.

Mais um mês em que o que sobressai é o aumento das vendas dos veículos elétricos em detrimento dos veículos com motores de combustão interna que estão cada vez mais pressionados pela legislação anti-poluição, presente nas políticas públicas de governos nacionais e de governos das cidades por forma a mitigarem os, cada vez mais violentos, impactos das alterações climáticas.

Nunca foi tão premente como agora, que cada um contribua para este movimento de redução da utilização dos combustíveis fósseis, elegendo sempre uma opção elétrica, contribuindo assim para este combate urgente às alterações climáticas. Cada gesto, cada opção conta.

Experimente hoje mesmo um veículo elétrico num concessionário perto de si.

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