Uma nova fase para a mobilidade elétrica nos hipermercados Continente ⚡
Passados 5 anos do início e do crescimento da rede Continente Plug&Charge, esta terá agora várias mudanças, tais como no seu tarifário, em novas tipologias, nas promoções, no repowering (mais postos e mais potência), assim como em novas expansões a tantas outras lojas. A rede, que se tornou uma referência para o carregamento dos clientes Continente, entra agora numa nova fase de maturidade e alinhamento com o enquadramento regulatório europeu e nacional.

Conformidade com o novo Regulamento Jurídico da Mobilidade Elétrica
A primeira grande alteração enquadra-se com o cumprimento do Regulamento Europeu do AFIR (Regulamento Europeu de Infraestruturas para Combustíveis Alternativos) e no novo Regulamento Jurídico da Mobilidade Elétrica, que entrou em vigor recentemente, e que obriga todos os operadores a adaptar as suas redes ao novo modelo regulatório.
O Continente Plug&Charge passa, assim, a estar alinhado com as novas exigências, garantindo transparência, equidade e simplicidade no processo de carregamento.
Cobrança passa de €/minuto para €/kWh – um sistema mais justo e transparente
Uma das mudanças mais relevantes é o abandono do modelo por minuto, substituído agora por tarifário em energia consumida (€/kWh).
Segundo o Continente, esta alteração:
- “torna o serviço mais transparente, justo e vantajoso para o cliente”;
- mantém a competitividade geral do serviço, alterando apenas “a forma de cobrar”.
Esta era uma das reivindicações mais frequentes por parte dos utilizadores, dado que o custo por minuto penalizava veículos mais lentos ou carregamentos condicionados pela potência disponível no momento.
Nova mecânica promocional – 10 cêntimos de desconto por kWh
Surge também uma nova promoção associada ao Cartão Continente:
- Por cada compra de 30 € ou mais nas lojas aderentes do Continente, Modelo ou Bom Dia, o cliente recebe 10 cêntimos de desconto por kWh, creditados no Cartão Continente;
- A oferta tem validade de 10 dias;
- Está limitada a uma compra elegível por dia.
Esta mecânica substitui a antiga oferta de minutos gratuitos e adapta-se ao novo modelo em kWh.
Três novas tipologias de carregamento: Normal, Rápido e Ultra-Rápido
O Plug&Charge passa agora a disponibilizar três categorias de carregamento, com preços já com IVA incluído:
1. Normal (até 22 kW) – 0,35 €/kWh ⚡
Ideal para carregamentos (em tomada AC) superiores a ~60 minutos ou para veículos Plug-in Hybrid.
2. Rápido (até 120 kW) – 0,41 €/kWh ⚡⚡
Pensado para carregamentos (em tomada DC) inferior a ~60 minutos.
3. Ultra-Rápido (até 350 kW) – 0,55 €/kWh ⚡⚡⚡
Direcionado a quem pretende cargas mais rápidas (em tomada DC) até ~30 minutos e suportando também veículos com bateria em arquitetura de 800V.
Após o fim do carregamento, e depois de uma tolerância de 10 minutos com o veículo ainda ligado ao posto, será cobrada uma tarifa de 0,20 €/min ⏱️
A aposta no ultra-rápido reforça o posicionamento do Continente como um dos operadores mais distribuídos e acessíveis para cargas de alta potência em ambiente urbano, e de retalho.
Balanceamento de potência entre tomadas DC
Com o novo tarifário em kWh, foi também introduzido um sistema de balanceamento dinâmico de potência entre as tomadas DC dos carregadores rápidos e ultra-rápidos, onde a potência máxima destes postos é distribuída entre as várias tomadas que estejam em utilização.
Um exemplo: um dos novos postos de 240 kW pode entregar até esse valor máximo a um único veículo a carregar, ou se forem dois veículos em simultâneo, será repartida a potência entre ambos (120 kW para cada) ou consoante as necessidade solicitadas por cada veículo face ao seu estado de carga (quando um deixar de pedir mais potência, aumenta a potência disponível para o outro).
Isto permite:
- maior potência média disponível por utilizador;
- melhor eficiência da infraestrutura;
- menor probabilidade de limitações quando existem vários veículos a carregar em simultâneo.
Expansão da rede: mais de 200 lojas e mais de 1.000 pontos até ao final do ano
Um dos objetivos estratégicos assumidos é terminar o ano com:
- mais de 200 lojas com serviço Continente Plug&Charge;
- mais de 1.000 pontos de carregamento instalados.
Com isto, o Continente reforça a liderança nacional em carregamento vinculado à grande distribuição, garantindo pontos de carregamento em praticamente todas as regiões do país.
Três fases de transformação – o plano até 2026
O Continente anunciou ainda que esta é apenas a primeira fase do plano de modernização da rede. Seguem-se duas etapas adicionais:
1ª fase (agora)
- Novos preços em €/kWh
- Nova mecânica promocional
- Novas tipologias de carregamento
- Balanceamento de potência
2ª fase (1º trimestre de 2026)
- Ativação faseada dos terminais TPA já instalados para pagamento bancário (com tarifa ad-hoc)
- Retrofit de mais equipamentos de carregamento
- Partilha dos dados estáticos e dinâmicos da rede com o PAN (Ponto de Acesso Nacional), cujos dados serão tratados pela EADME (Entidade Agregadora de Dados para a Mobilidade Elétrica), papel atribuído à empresa pública Mobi.E
3ª fase (2026)
- Atualização da sinalização e comunicação nas lojas
- Adequação complementar às regras do AFIR
Investimento total de 40 milhões de euros
O plano de investimento, iniciado em 2020, continuará até 2026, totalizando 40 milhões de euros.
Este investimento inclui:
- expansão da rede;
- substituição de equipamentos mais antigos;
- introdução de carregadores rápidos e ultra-rápidos;
- melhoria dos sistemas de controlo e pagamento;
- reforço de potência (repowering) em parques de estacionamento de lojas selecionadas.
Mais informações disponiveis em
https://plugcharge.continente.pt

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