Os Veículos 100% Elétricos estão a impor-se!

Artigo publicado na edição nº 51 da revista Blueauto de janeiro de 2022, com um breve resumo do aumento de vendas dos Veículos Elétricos em 2021 e também sobre a condução eficiente de um veículo elétrico e da travagem regenerativa que significam grandes poupanças para os utilizadores.

Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


Votos de um excelente Ano Novo de 2022, elétrico e eletrizante para todos os que já optaram por um veículo elétrico e pelos que irão optar num futuro próximo. Começamos 2022 com fantásticas notícias para o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica em Portugal.

  • As vendas de veículos 100% elétricos (BEV-Battery Electric Vehicle), contabilizando todas as categorias (ligeiros, pesados, passageiros, mercadorias, quadriciclos, motociclos e ciclomotores, voltaram a bater o recorde anual de vendas tendo aumentado 72.8% em relação a 2020;
  • A quota de mercado de vendas de veículos 100% elétricos (BEV) ligeiros de passageiros já é de 9.1%;
  • A quota de mercado do total dos veículos elétricos ligeiros de passageiros – os 100% elétricos (BEV-Battery Electric Vehicle) e os híbridos plug-in (PHEV-Plug-in Hybrid Electric Vehicle) –, é de 19.8%;
  • A Rede Pública de Carregamento para veículos elétricos aumentou 65% em 2021, tendo sido inauguradas as primeiras Estações com múltiplos carregadores na Rede Pública (Lisboa, Sintra e Leiria), além das que existem nas redes privadas (Tesla, Continente Plug & Charge, etc.). Temos mais carregadores e com maior potência, a capilaridade da Rede de Carregamento também se expandiu decisivamente: somente 14 dos 308 municípios do país ainda não possuem carregadores para VE;
  • Estão em comercialização em Portugal mais de 120 modelos e versões de veículos 100% elétricos, abrangendo a quase totalidade das marcas presentes no país;
  • A autonomia real média dos veículos elétricos à venda em Portugal já atinge os 400 km, sendo que alguns modelos já apresentam autonomias que ultrapassam os 600 km e os 700 km;
  • O custo de operação de um veículo 100% elétrico é muito inferior ao de um veículo com motores a gasolina ou a gasóleo, quer pelo custo da eletricidade em relação aos combustíveis fósseis, quer pelos reduzidos custos de manutenção no pós-venda.

No entanto, o mais interessante é o facto de que os veículos elétricos irem triunfar e estarem a impor-se porque simplesmente são melhores, muito melhores, do que os equivalentes movidos por motores de combustão interna.

Motores muito mais eficientes, muito menor energia/combustível para percorrer a mesma distância, portanto menor custo por km percorrido e possibilidade de gerar eletricidade apenas pela ação da travagem regenerativa.

Falaremos da condução eficiente de um veículo elétrico e da travagem regenerativa nesta edição.

É possível conduzir um veículo elétrico e, simultaneamente, produzir a nossa própria energia, algo impossível de realizar num veículo com motor de combustão interna – não é possível produzir gasolina ou gasóleo no próprio automóvel. Este ganho extra de eletricidade, totalmente verde e a custo zero, pode situar-se entre os 20% e os 25% dependendo do percurso, do vento, e do nosso pé direito.

Os modelos atuais até já possuem diversos modos de condução que variam a capacidade de regeneração, podendo mesmo o automóvel elétrico ser conduzido com a utilização de um só pedal, o acelerador, que funcionará como acelerador quando pressionado e como travão quando aliviarmos a pressão no mesmo. Em áreas metropolitanas antecipando a sinalização dos semáforos, as passadeiras de peões e o próprio trânsito. Ou seja, podemos aumentar, consideravelmente, a autonomia do nosso automóvel elétrico.

Estes são apenas os dois modos mais comuns (D e B). Existem mais modos cuja designação difere de marca para marca e nalgumas marcas existe a possibilidade, através do acionamento de patilhas no próprio volante, de aumentar ou diminuir a intensidade da travagem regenerativa, e portanto, a produção de mais ou menos eletricidade no nosso próprio automóvel elétrico, de uma forma totalmente sustentável e gratuita!

O ano de 2022 afigura-se como mais um ano de grande expansão para a Mobilidade Elétrica, em Portugal, na Europa e no Mundo.

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 51

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