Comunicado UVE – Quanto custa a substituição de uma bateria do Nissan Leaf?

Segue o comunicado da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, sobre o preço da substituição de baterias da Nissan, assunto que gerou polémica nas redes sociais recentemente.

Quanto custa a substituição de uma bateria do Nissan Leaf?

Nas últimas semanas, as redes sociais e a comunicação social divulgaram o caso de um utilizador de Nissan Leaf, com bateria de 30 kWh, contando com mais de 200.000 km em dois anos de uso, o qual ao pretender trocar a sua bateria lhe foi proposto pela Nissan um valor de 24.622,88€ mais despesas de mão-de-obra e IVA, o que daria um preço final superior a 30.000€.

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos contactou a Nissan Ibéria (a 23 setembro 2019), sucursal em Portugal, no sentido de obter a posição oficial da Nissan, pois já nesta altura surgiam inúmeras versões oficiosas nas redes sociais e na comunicação social. Duas semanas após o primeiro contacto, e sem termos tido qualquer resposta ao pedido, voltámos a insistir junto da Nissan (a 7 outubro 2019), tendo, neste segundo contacto, recebido a comunicação de que ainda não estavam em condições de responder, agradecendo o nosso interesse em esclarecer a questão.

Decorridas cinco semanas sobre o pedido inicial e duas semanas sobre o segundo pedido, a Nissan divulgou uma nota de imprensa em que esclarece aquilo que a UVE, enquanto associação representativa dos utilizadores de veículos elétricos, lhe tinha solicitado.

Fica claro, para a UVE, que a utilização deste veículo excedeu o uso normal de um veículo elétrico por parte de um utilizador particular. Falamos de dois anos, 200.000 km percorridos, e inúmeros carregamentos rápidos sucessivos e diários.

Esta situação é comparável à de um veículo com motor de combustão interna ao serviço em empresas de táxi ou TVDE, que após uma utilização intensiva e prolongada, com turnos por vezes de 24h sobre 24h, apresentam um grau de desgaste bem superior ao de um veículo com motor elétrico, necessitando da mudança de vários componentes do motor térmico, ou até chegando a necessitar de mudar a totalidade do motor de combustão interna.

Com a sua nota de imprensa, a Nissan Ibéria, sucursal em Portugal, clarificou várias dúvidas e esclareceu que o preço de troca de uma bateria para o Nissan Leaf e Nissan e-NV200, é de 7.000€, mais as despesas de mão-de-obra e o IVA, com efeitos a partir do próximo dia 4 de novembro de 2019.

Terminou assim, com resultado positivo, uma “polémica” que alguns detratores da mobilidade elétrica e “outros” que apenas gostam de se ouvir, alimentaram nas redes sociais e na comunicação social, denegrindo o veículo elétrico e a mobilidade elétrica em geral.

Uma resposta mais pronta a esta situação teria evitado todo este desgaste e o ataque à mobilidade elétrica.

Quanto a este utilizador com atividade TVDE no seu veículo elétrico, poderá agora trocar a bateria, com 200.000 km e dois anos, por uma nova pelo preço agora divulgado, o qual estará muito abaixo dos valores que teria de pagar pela substituição de peças, caso o seu veículo tivesse um motor de combustão interna e lhe tivesse dado a mesma utilização intensiva.

Apraz-nos ver o problema deste utilizador resolvido, e saber que a mobilidade elétrica é bem mais rentável que a combustão fóssil, mesmo numa situação de uso tão intensivo.

É também de registar a situação de exceção, visto que temos vários associados da UVE com mais de 200.000 km realizados e sem necessidade de mudar a bateria.

Lisboa, 1 de novembro de 2019

Pode consultar este Comunicado UVE, em versão PDF, aqui.