ENVE 2021 | Organização do maior evento da Mobilidade Elétrica em Portugal!

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos é responsável pela organização dos Encontros Nacionais de Veículos Elétricos (ENVE) desde 2016. Contudo, o ENVE existe desde 2013 e é fruto da dedicação e esforço de vários grupos de utilizadores de veículos elétricos. A UVE, com o apoio desses grupos e de um grande grupo de voluntários, tem feito com que o ENVE cresça cada vez mais ao longo dos anos.

Uma das visitas ao recinto do Parque das Gaivotas na Figueira da Foz, a 16 de março de 2021.


A organização de cada ENVE começa quase imediatamente no dia seguinte ao ENVE anterior terminar.
A UVE realiza os Encontros Nacionais com base na dedicação do trabalho voluntário da Comissão Organizadora do ENVE, dos membros dos Orgãos Sociais da UVE e de um cada vez maior número de associados que se voluntarizam para as mais diversas tarefas. A organização do ENVE é feita durante meses a fio, para proporcionar o melhor evento possível, usando os recursos disponíveis da UVE, como uma entidade sem fins lucrativos.

O ENVE encontra-se assente em 3 “pilares”:

  • Os Utilizadores de Veículos Elétricos
  • As Marcas e os Veículos Elétricos
  • As Famílias e as Atividades

Baseado nestes 3 pilares, o ENVE é um evento de acesso livre e gratuito, com o objetivo de proporcionar um espaço de debate e conversa entre os vários utilizadores de veículos elétricos, mas com o intuito de que quem não seja utilizador de veículo elétrico, sinta-se bem vindo para colocar as suas questões, obter todas as respostas às suas dúvidas e interrogações, conhecer e experimentar os veículos elétricos disponíveis.

Durante todo o processo de organização deste evento – ao longo dos vários meses – a Comissão Organizadora do ENVE reune-se com os voluntários que apoiam nas várias tarefas de preparação do evento, que podem ser desde organização de merchandising, corte de flyers/cartazes, colagem de vinis em diversos equipamentos ou ajuda na lavagem de telas e equipamentos publicitários da UVE. Todos dão o seu melhor e doam o seu tempo para que o ENVE seja um evento que melhor sirva os utilizadores de veículos elétricos.

Chegada dos Ninebot GoKart que fizeram parte de uma das atividades mais populares no ENVE.


No mês que antecedeu o ENVE, a UVE contou com o apoio de algumas marcas de automóveis, que gentilmente cederam veículos elétricos para ajudar nas tarefas que a UVE teve de cumprir para garantir a organização do ENVE nas semanas que antecederam o evento.

Um especial agradecimento à Hyundai Portugal, BMW Portugal e Maxus Portugal por todo o apoio e cedência dos veículos elétricos, Hyundai Ioniq, BMW i3 e Maxus eDelivery3, com os quais as tarefas da UVE foram certamente facilitadas e cumpridas mediante o uso de veículos não poluentes.


Previamente ao ENVE, são feitas várias ações de divulgação por parte dos associados da UVE que pretendem que cada vez mais utilizadores tenham conhecimento do evento e cativar potenciais utilizadores de veículos elétricos, para que esclareçam as suas dúvidas e venham a aderir à Mobilidade Elétrica.

Como este ano – com principal incidência nos primeiros meses de 2021 – as medidas de controlo da pandemia da Covid-19 impediam o ajuntamento de pessoas, a UVE promoveu apenas pequenas ações de divulgação do ENVE 2021.

Ação de divulgação do ENVE 2021, com alguns Associados UVE no Porto.


Ação de divulgação do ENVE 2021, com alguns Associados UVE em Águeda.


O painel gigante colocado à entrada da cidade da Figueira da Foz. O maior cartaz do ENVE até à data.


O painel gigante com o cartaz do ENVE foi um ponto de paragem obrigatória para os Associados que se juntaram no ENVE On Tour – uma ação de divulgação do ENVE, junto dos habitantes do concelho onde o ENVE terá lugar.


Como organizadora do evento, a UVE desloca-se para o terreno, vários dias antes do início do evento, com vários dos Associados UVE que anualmente se prontificam para apoiar a UVE na organização do ENVE desde o primeiro dia! A montagem e organização das atividades e espaços do ENVE demoram vários dias e envolvem dezenas de pessoas.

Na imagem, Pedro Faria e João Gonçalves, da Comissão Organizadora do ENVE, no momento do início da montagem das estruturas do ENVE onde serão instalados os stands das marcas presentes no recinto.


A chegada ao recinto dos primeiros veículos elétricos para exposição e test-drive.


Com o valioso apoio dos técnicos da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a área de carregamento no ENVE contou com a presença de vários equipamentos de carga, desde as tradicionais tomadas de carregamento doméstico, até Postos de Carregamento Normal e Postos de Carregamento Rápido. A montagem destes equipamentos, que despertam muita curiosidade nos utilizadores, foi acompanhada de perto por vários elementos da UVE – que ficariam responsáveis pela Zona de Carregamento durante os dois dias do ENVE.

Um dos técnicos da Câmara Municipal da Figueira da Foz, acompanhado por um dos Drigentes da UVE, responsável pelos carregamentos no ENVE.


Montagem de um dos equipamentos de carregamento, incluído num poste de iluminação, uma das novidades do ENVE 2021.


Um dos PCR disponíveis no local, cedido pela Magnum Cap.


Uma das reportagens diárias – em direto para a página de Facebook da UVE – com um dos responsáveis da Zona de Carregamentos do ENVE, durante o processo de montagem dos postos que foram chegando nos dias que antecederam o ENVE. Na imagem, podemos ver vários equipamentos colocados no local.


Para quem visita o ENVE, não é totalmente percetível a grande “máquina” que trabalha nos bastidores do evento e da quantidade de voluntários envolvidos. A vontade de fazer do ENVE um evento cada vez melhor e mais abrangente é partilhada por todos os que nele participam, por isso, a referência “vestir a camisola pela Mobilidade Elétrica” é comum e o bom ambiente entre todos é reflexo disso mesmo.

Uma das reuniões de equipa durante a montagem do ENVE.


A constante azáfama no “armazém” improvisado da UVE.


Uma das tarefas mais exigentes da preparação do ENVE é a montagem dos kits de participante, que incluem a t-shirt oficial do evento, merchandising de várias marcas e informação útil sobre o ENVE.


Reportagem em direto para o Facebook da UVE, no controlo da entrada do recinto, com a presença de um dos Dirigentes da UVE, que prestou esclarecimentos aos que se deslocavam com veículos com motores de combustão interna, que não podiam entrar no recinto com veículos poluentes.


Uma última reunião com os voluntários que participaram no ENVE 2021, na manhã de sábado.


O stand da UVE, no centro do recinto, é um dos locais de referência para os Associados da UVE e os visitantes do ENVE.
No stand, para além de poderem inscrever-se nos Sorteios do ENVE, puderam falar com Utilizadores experientes e esclarecer as suas dúvidas sobre Veículos Elétricos, Legislação, Incentivos, conhecer melhor a UVE e as vantagens em ser Associado e adquirir o merchandising UVE.


Equipa UVE sempre alerta!


“Para o ano há mais”… é como termina o ENVE todos os anos.
Contudo, mesmo durante os dois dias do ENVE, são vários os momentos em que os elementos da equipa UVE falam de novas ideias e formas de melhorar cada vez mais o ENVE. Mesmo quando o cansaço de vários dias de montagem faz com que essas ideias pareçam distantes, são motivo para recuperar forças e começar logo a pensar no próximo ENVE!

Desligada a ficha… para o ano há mais!


Foram vários os elogios à UVE e à dedicação de toda a equipa presente no local, que fazem com que só possamos desejar que o ENVE 2022 chegue rapidamente e que supere, mais uma vez, as expectativas de todos!

Com o passar de cada ENVE, são várias as caras novas acolhidas na “família UVE”!
Um grande e sincero agradecimento a todos os que participaram na preparação do ENVE e que fizeram dele o maior evento de mobilidade elétrica em Portugal, sem a vossa dedicação e apoio, não teria sido possível.


Sem categoria