ENVE 2021 | Zona de Carregamento de Veículos Elétricos com números recorde

Durante os dois dias do ENVE 2021 na Figueira da Foz, foram colocadas à disposição dos visitantes duas áreas de Carregamento de Veículos Elétricos, com um total de 39 pontos de carregamento – desde os carregadores domésticos, até aos PCR – Postos de Carregamento Rápido – como forma de mostrar os diferentes tipos de equipamentos disponíveis no mercado. A gestão desta Zona de Carregamento ficou a cargo da UVE, com o apoio da EDP Comercial e da miio.

Nos dias de que antecederam o ENVE, os carregadores foram dos primeiros equipamentos a chegar ao local, pois devido à complexidade dos mesmos e a necessidade de garantir a segurança de todos, era imperativo que fossem feitos os testes necessários para garantir que funcionariam sem problemas durante os dois dias do evento.


Para quem visita o ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, num veículo elétrico e necessite de o carregar para regressar a casa, pode ficar descansado. No ENVE na Figueira da Foz, a área de Carregamento contou com uma mostra impressionante de equipamentos – desde tomadas simples, wallbox, Postos de Carregamento Normal (PCN), Postos de Carregamento Rápido (PCR) até a soluções integradas em equipamentos de iluminação pública.


Ao chegar ao recinto do ENVE – caso necessitasse de carregar o seu veículo elétrico – a equipa da UVE, responsável pela gestão dos carregamentos, recolhia a sua informação e validava se se encontrava algum posto de carregamento disponível para o seu veículo. A atribuição dos postos de carregamento foi feita por ordem de chegada e – caso se aplicasse – por nível de urgência (sendo que os veículos presentes no recinto para test-drive, beneficiaram de prioridade).


Zona de Carregamento EDP Comercial

A EDP Comercial conta com várias soluções, adaptadas às necessidades dos diferentes tipos de veículos elétricos e de cada utilizador. Desde as tomadas de carregamento (ideais para veículos híbrido plug-in ou veículos de duas rodas), às diferentes wallbox até aos PCR instalados na rede pública.

Para mais informações, conheça as soluções de Carregamento EDP Comercial.



Zona de Carregamento miio

Na zona de Carregamento da miio, encontravam-se vários equipamentos de várias marcas em que a sessão de Carregamento deveria ser iniciada através da aplicação miio, de forma a demonstrar as características da mesma.

Os pontos de Carregamento – desde Postos de Carregamento Normal (PCN) e Postos de Carregamento Rápido (PCR) – presentes na Zona de Carregamento miio pertenciam às seguintes marcas:


Durante os dois dias do ENVE 2021, estiveram presentes 623 veículos elétricos e os números referentes à utilização da Zona de Carregamentos no ENVE reflete essa mesma adesão de visitantes com veículo elétrico: