Grande Cimeira Portugal Mobi Summit 2019

Teve lugar, na Nova SBE em Carcavelos, a grande cimeira Portugal Mobi Summit, a 24 e 25 de outubro, onde estiveram em debate os desafios que enfrentamos nas várias áreas da mobilidade. A UVE esteve presente, participou no Debate “A Mobilidade Elétrica do ponto de vista dos utilizadores” e foi galardoada com o selo Mobi+.

Durante os dois dias do Portugal Mobi Summit, os painéis de debate estiveram recheados com os nomes dos principais players nacionais e internacionais relacionados com a Mobilidade: Smart Cities, Conectividade, Big Data e Novas tecnologias relativas à Energia e Transportes.

O programa do Portugal Mobi Summit 2019 continua disponível, aqui.


Na abertura da grande cimeira do Portugal Mobi Summit, falaram Daniel Proença de Carvalho (Chairman do Global Media Group), António Mexia (CEO da EDP), Vasco de Mello (Presidente da Brisa), Daniel Traça (Dean da Nova SBE), Carlos Carreiras (Presidente da Câmara Municipal de Cascais) e João Pedro Matos Fernandes (Ministro do Ambiente e da Ação Climática).

O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, enviou uma mensagem para os participantes na grande cimeira Portugal Mobi Summit, que foi transmitida por Filomena Cautela, a host dos dois dias do evento.


Entre os anúncios durante a grande cimeira, o CEO da EDP, António Mexia, anunciou que será alagada a rede de postos de carregamento, com a instalação de mais 130 postos de carregamento, até ao final de 2019. Até ao final de 2020, contam que o número de postos de carregamento ascenda ao 300 postos.

Ainda durante a manhã do primeiro dia do Portugal Mobi Summit, Vera Pinto Pereira, CEO EDP Comercial, anunciou uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica, em que vai resultar a instalação de 20 pontos de carregamento para veículos elétricos no estádio da Luz e também na Academia de treinos no Seixal. Um destes postos será um ultra-rápido de 150 kW, o primeiro a ser instalado em Portugal, integrado na rede pública.

Vera Pinto Pereira, CEO EDP Comercial, no momento em que anunciou a parceria com o Sport Lisboa e Benfica para a instalação de 20 postos de carregamento.

A UVE teve oportunidade de expressar o seu contentamento com estas boas notícias para o avanço da Mobilidade Elétrica, numa entrevista em vídeo à TSF:

(Clique na imagem para aceder à página da entrevista em vídeo)

Durante o primeiro dia, a UVE teve oportunidade de conhecer e viajar no veículo autónomo e no mini autocarro, ambos 100% elétricos, em testes nas imediações do Portugal Mobi Summit, fazendo a ligação entre a Nova SBE e a estação de comboios de Carcavelos.

Viagem no Autocarro Elétrico em testes junto da Nova SBE. Portugal Mobi Summit 2019
Viagem no Veículo Autónomo em testes junto da Nova SBE. Portugal Mobi Summit 2019


Numa das primeiras apresentações do dia, Cathrine Barth (Co-Founder da Circular Norway) apresentou várias soluções que podem melhorar o ambiente nas cidades e o processo de utilização e reciclagem de recursos.

Entre os exemplos que indicou, destacamos a utilização de algas, junto das auto-estradas ou vias mais movimentadas, que “consomem” a poluição produzida pela circulação de viaturas a combustão.

Entre o painel de oradores da manhã deste segundo dia do Portugal Mobi Summit, Giovanna D’Esposito (General Manager South West Europe da Uber), reforçou a aposta da Uber nas frotas de veículos elétricos, serviços partilhados de mobilidade e também apresentou um vídeo que transmitiu de uma forma singular, a necessidade de melhorarmos a gestão do espaço dentro das cidades, de forma a melhorar a qualidade de vida de todos.

Giovanna D’Esposito (General Manager South West Europe da Uber)
Fonte: página youtube da Uber

A UVE esteve presente nos painéis de debate, na tarde do segundo dia, 25 de outubro de 2019, com o tema “A Mobilidade Elétrica do Ponto de Vista dos Utilizadores” com Henrique Sánchez (Presidente do Conselho Diretivo da UVE) e Hugo Pinto (Administrador do Tesla Club Portugal) e moderação de Jorge Flores (Editor Executivo da Motor 24).

A UVE transmitiu em direto o debate, através da nossa página de Facebook, onde se encontra disponível:

Assista em direto ao painel de debate com a presença da UVE:“A Mobilidade Elétrica do Ponto de Vista do Utilizador”

Publiée par UVE sur Vendredi 25 octobre 2019
A Mobilidade do Ponto de Vista do Utilizador, Portugal Mobi Summit, 25 de outubro de 2019

No encerramento da grande cimeira Portugal Mobi Summit, foram entregues os selos Mobi+, que distinguiram empresas, entidades e personalidades que se têm destacado na área da mobilidade sustentável.

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, foi premiada com um dos selos Mobi+, recebido no local pelo Presidente do Conselho Diretivo, Henrique Sánchez.

Afonso Camões, Henrique Sánchez, António Coutinho e Filomena Cautela, no momento de entrega do Selo MOBI+ à UVE, no Portugal Mobi Summit 2019
Henrique Sánchez, Presidente do Conselho Diretivo da UVE, com o selo MOBI+ entregue no Portugal Mobi Summit 2019