Inauguração do Corredor de Carregamento Rápido da Autoestrada do Norte

Cerimónia de Inauguração do Corredor de Carregamento Rápido da Autoestrada do Norte, A1, entre Lisboa e o Porto

PCR inaugurado na Área de Serviço de Leiria, corretamente sinalizado e identificado

A convite do Presidente da MOBI.E, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, esteve presente na Cerimónia de Inauguração do Corredor de Carregamento Rápido da Autoestrada do Norte, que teve lugar no dia 15 de março de 2017, na Área de Serviço de Leiria (Repsol) da A1, sentido sul-norte.

Para este evento a UVE deslocou 7 carros elétricos, 1 moto elétrica e 9 associados, embora sendo um dia laboral a meio da semana, que testemunharam os vários discursos, alguns com novidades já devidamente calendarizadas.

Discurso do Secretário de Estado e do Ambiente, José Mendes, que fez um balanço do que já foi realizado e colocou datas no que falta fazer, a curto prazo. Dos 50 novos Postos de Carga Rápida (PCR), 35 nas autoestradas e 15 nas cidades, 20 já estão instalados e a funcionar, existindo uma verba de 1.9 milhões de euros para a sua concretização.

Nos próximos 30 dias, serão instalados nas autoestradas, na A1 na Área de Serviço da BP, na Mealhada (km 204), primeiro no sentido sul-norte, na A6 na Área de Serviço da Cepsa, em Estremoz (km 99) e na A23 na Área de Serviço da Cepsa no Fundão, (km 162), mais 5 PCR.

Nas cidades serão também instalados nos próximos 30 dias os PCR de Cascais, Braga, Évora, Lisboa, Loures e Matosinhos, num total de novos 6 PCR.

Para 17 de março de 2017 está previsto o lançamento de um concurso público para a aquisição de mais 100 postos de carregamento semi-rápido para substituição dos atuais 100 Postos de Carga Normal (PCN) mais utilizados.

No dia 30 de março, depois da autorização de Bruxelas já ter chegado, vai começar a reparação e a modernização dos 1.076 PCN atualmente instalados, que visa a passagem para 7.4 kW e todos com tomadas Mennekes.

No dia 14 de abril vai ser lançado um novo concurso público para a aquisição de mais 202 postos de carregamento semi-rápidos de 22 kW todos com 2 tomadas cada um, que permitirão o carregamento simultâneo de 404 veículos elétricos e que até ao final do ano em curso, irão permitir que todos os municípios terão um destes novos postos.

Referiu também a renovação da frota dos transportes públicos de passageiros com a candidatura à aquisição de 78 novos autocarros elétricos e ao Programa  EcoMob que vai permitir a aquisição de 170 veículos elétricos pela Administração Pública.

Discurso do Ministro do Ambiente, com uma saudação ao Presidente da UVE e ao entusiamo e à participação da sociedade civil na divulgação que a UVE tem demonstrado.

De referir que todos estes PCR permitem a carga rápida em AC e em DC e também às motos que disponham da capacidade de carga rápida como era o caso da Energica Ego que teve presente, conduzida por um associado da UVE e que despertou o interesse dos presentes, entre eles do Presidente da EDP, António Mexia.

Após a cerimónia o Presidente da UVE, Henrique Sánchez, ofereceu ao Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes uma t-shirt “Não sejas fóssil”, que viajou de Lisboa a Marraquexe, no Raid Elétrico em que a UVE com 2 carros 100% elétricos, percorreu 2.700 km, assinada pelos 4 associados da UVE que conduziram os carros.

Na ocasião foi feitas fotos da entrega da t-shirt e com todos os associados nesta aventura que estavam presentes.

Foi mais um passo para a criação de uma verdadeira rede da carga rápida abrangendo todo o país e para a divulgação dos veículos elétricos e da mobilidade elétrica em Portugal.

A UVE fez-se representar por associados que vieram de Guimarães, do Porto, de Coimbra, de Lisboa, de Oeiras e de Azeitão, a todos o nosso agradecimento.

Saudações Elétricas

Deixe uma resposta