Lime disponível em Coimbra

Trotinetes elétricas para circular pela cidade

No dia 13 de fevereiro de 2019 foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Coimbra e a empresa Lime, com o intuito de disponibilizar a utilização de trotinetes elétricas na cidade de Coimbra.

A utilização deste modo suave de transporte é possível após instalação de uma aplicação no telemóvel.

Toda a informação necessária está disponível no site da Lime.

De acordo com informação publicada pela CMC, “Em março, Coimbra será a segunda cidade portuguesa a receber esta operadora e até lá vão decorrer campanhas de segurança e educação, com o objetivo de promover hábitos de uso responsável, desde a utilização do capacete, à condução segura e que respeite as regras de trânsito, até ao estacionamento correto. Esta é mais uma medida que reforça Coimbra como ‘smart city’.”

Uma das medidas que a CM Coimbra solicitou que a Lime implementasse tem que ver com a criação de uma “Zona Vermelha”, compreendida pelas ruas Ferreira Borges, Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Couraça de Lisboa, estendendo-se à zona histórica da Alta da cidade e à Universidade, deixando de fora desta limitação as ruas Larga, Padre António Vieira, S. Pedro e S. João. O objetivo é que o software da operadora limite automaticamente, através do sinal GPS, a velocidade máxima do veículo, que nestas zonas reduz drasticamente por motivos de segurança e organização, e impede o fim da sessão/estacionamento. No futuro podem ser definidas novas “Zonas Vermelhas”.

O custo da viagem será de um euro para desbloquear a trotineta, ao qual se somam 15 cêntimos por minuto de utilização, implicando o uso da aplicação móvel da Lime. O operador terá ainda meios próprios que procedem diariamente à recolha dos equipamentos e recarregamento das baterias. Para além das suas próprias equipas, a Lime estabelece também parcerias com particulares locais, denominados ‘juicers’, que recolhem e recarregam os veículos durante a noite e depois distribuem durante a manhã, sendo pagos por esse serviço.

Fonte: Câmara Municipal de Coimbra