Uma nova Lisboa, com menos carros poluentes, a partir do verão de 2020

Lisboa, como Capital Verde Europeia 2020, verá aplicadas medidas para restrição de circulação de veículos poluentes na zona histórica da cidade. A nova ZER – Zona de Emissões Reduzidas | Avenida-Baixa-Chiado, deverá estar plenamente em vigor em Agosto.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, aponta a ZER – Zona de Emissões Reduzidas, a área da cidade onde só poderão circular veículos de moradores, lojistas, transportes públicos e carros elétricos.
Imagem: Expresso


ZER – Zona de Emissões Reduzidas | Avenida-Baixa-Chiado


À semelhança do que acontece em várias capitais europeias, Lisboa será alvo de várias intervenções, que visam retirar a circulação de cerca de 40 mil carros por dia. Esta redução representa uma poupança anual de 60 mil toneladas de CO2.

Esta medida, ZER – Zona de Emissões Reduzidas, foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a 31 de janeiro de 2020, na Loja Capital Verde, na Praça do Município em Lisboa.

O objetivo é reduzir a poluição, diminuir o congestionamento de trânsito e melhorar a qualidade de vida e a vivência no espaço público na zona mais emblemática de Lisboa” – cidade que este ano ostenta o galardão “Capital Verde Europeia“.

Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Fonte: Expresso

Avenida da Liberdade, Avenida Almirante Reis e Baixa-Chiado vão ser as zonas a sofrer alterações em prol de uma Lisboa mais verde.

Veja algumas das imagens que projectam a aparência das zonas da cidade que serão alvo de alterações:


Avenida da Liberdade, com zona reservada a circulação de peões, entre o cruzamento da Rua das Pretas e a Praça dos Restauradores.
Fonte: Expresso


Praça dos Restauradores, com maior restrição de circulação de veículos automóveis e alargamento das zonas de circulação pedonal.
Fonte: Expresso


Avenida Almirante Reis, com ciclovia bidirecional no eixo central.
Fonte: Expresso


Largo do Chiado com alargamento das zonas de circulação pedonal e circulação permitida apenas aos elétricos da Carris.
Fonte: Expresso


Largo do Calhariz, Chiado.
Fonte: Expresso


Rua da Misericórdia, uma das localizações com grande tráfego de peões e veículos, terá mais espaço para circulação de peões.
Fonte: Expresso


Rua do Ouro, Baixa de Lisboa. A circulação de veículos motorizados ficará limitada a uma faixa. Passará a existir uma ciclovia bidirecional no lugar da segunda faixa de trânsito.
Esta ciclovia terá ligação à que será criada na Avenida da Liberdade, permitindo ir a pedalar de Telheiras até ao rio sempre em via exclusiva para bicicletas (que, atualmente, termina no Marquês de Pombal).
Fonte: Expresso


Rua dos Fanqueiros, Baixa de Lisboa. Retirado o estacionamento na via, passará a existir somente a circulação de veículos motorizados em uma faixa e uma ciclovia no lugar da segunda faixa de trânsito.
Fonte: Expresso


Rua da Prata, Baixa de Lisboa. Suprimida uma faixa de trânsito, para alargamento da zona de circulação de peões e onde passa a ser feita a circulação somente de elétricos da Carris.
Fonte: Expresso


A nova ZER – Zona de Emissões Reduzidas | Avenida-Baixa-Chiado estende-se do Rossio à Praça do Comércio e da Rua do Alecrim à Rua da Madalena. Nesta área a circulação será limitada apenas aos veículos autorizados – é obrigatório ter um dístico – durante o período diurno, estabelecido entre as 06:30 e as 00:00.

Quem pode ter dístico?

Segundo a apresentação feita pela Câmara Municipal de Lisboa, está prevista a criação de três dísticos e várias excepções.

Tipos de Dísticos

  • O primeiro dístico destina-se aos residentes e cuidadores de residentes. Podem aceder e estacionar livremente à superfície.
  • O segundo dístico é para táxis, veículos turísticos, serviços de carsharing, carrinhas ligeiras de carga e descarga ou automóveis que transportem crianças para a creche ou escola básica. É-lhes permitido o acesso, mas não estão autorizados a estacionar à superfície.
  • O terceiro dístico é para quem tenha garagens na zona, carros eléctricos ou convidados de residentes.

Excepções

  • Motociclos e ciclomotores, ambulâncias, carros de bombeiros e de funerárias não são obrigados a ter dístico para passar.
  • Veículos TVDE (Uber, Bolt, Kapten, etc.) podem circular, somente se forem veículos 100% eléctricos.
  • Autocarros turísticos comerciais (de hotéis ou agências de viagens, por exemplo) estão impedido de circular. Serão apenas permitidos oficiais “hop-on, hop-off” que fazem circuitos turísticos em Lisboa.
  • Triciclos e Quadriciclos (ou tuk-tuk), somente 104 veículos terão licença para circular na zona da Baixa, sorteados entre os cerca de 700 que atualmente existem na cidade.

Para todos os veículos que não se enquadrem em nenhuma destas exigências, a circulação na Baixa de Lisboa passa a ser somente autorizada durante o período nocturno, estabelecido entre as 00:00 e as 06:30, contudo, os veículos automóveis tem de cumprir a norma Euro 3 (veículos posteriores ao ano 2000).

Reportagem no Primeiro Jornal na SIC, a 31 de janeiro de 2020.

Estas restrições de circulação de veículos será controlada através de pórticos electrónicos de acesso, ou seja, não haverá uma barreira física à passagem dos veículos. Contudo, serão aplicadas coimas nas situações de incumprimento.


Como detentora do galardão de Capital Verde Europeia 2020, Lisboa tem de mudar e as pessoas serão um elemento essencial nessa mudança. Mas, precisamos de todos, é essencial que existam mudanças na cidade e na forma como os cidadãos vivem a mesma.


Já muito foi feito, mas há ainda muito para fazer, para isso, precisamos de todos, até dos “indiferentes”.

Fonte: Lisboa Green Capital 2020

Lisboa é a primeira cidade do Sul da Europa a receber esta distinção.


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