MOBI.E apresenta portal sobre o estado da rede

O Mobi.Data é um portal de dados interativo sobre a rede Mobi.E.

No dia 19 de abril de 2022, a Mobi.E (Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica) disponibilizou no seu site o portal Mobi.Data. Trata-se de um portal de dados interativo sobre a rede Mobi.E e os seus impactos no ambiente com uma natureza dinâmica, com informação em tempo real e em permanente atualização.

O portal Mobi.Data possui muita informação e os dados estão organizados em quatro separadores:

  • Disponibilidade
  • Sustentabilidade
  • Mobilidade
  • Curiosidade

No primeiro separador – Disponibilidade – pode visualizar-se a distribuição da rede pública por tipo de posto e respetiva condição, isto é, se está disponível, em uso, online ou fora de serviço.

No topo da página existem filtros que permitem estudar a situação global do país, ou então o caso particular de determinada localidade:


No segundo separador – Sustentabilidade – pode visualizar-se o impacto da rede Mobi.E no ambiente.


O terceiro separador – Mobilidade – possui informação relacionada com a evolução da rede Mobi.E em termos de carregamentos, de energia consumida, de número de utilizadores e de postos e tomadas utilizadas. Com a ajuda de filtros interativos o acesso à informação permite consultar diversos gráficos e estatísticas sobre:

  • Rede Acesso Público
  • Rede Mobi.E
  • Tomadas

O último separador – Curiosidade – permite encontrar dados estatísticos sobre a rede Mobi.E, entre os quais: Número de postos por OPC, Energia por CEME (Top 5) e Postos por fabricante (Top 5).


A colocação online das estatísticas e dos números reais da rede pública de carregamento permite vislumbrar o estado da rede e a sua evolução ao longo do tempo. E é um facto consolidado que o número de postos e tomadas tem vindo a aumentar nos tempos recentes, o que tem permitido cada vez mais deslocações dos veículos elétricos ao longo do território nacional. O aumento mensal das vendas de VE implica uma ligação direta ao aumento e capilaridade da rede pública de carregamento. A partir de agora qualquer pessoa pode verificar em tempo real a situação da rede Mobi.E.

Fonte: Mobi.Data