FME – Fórum da Mobilidade Elétrica em Setúbal, a Mobilidade Elétrica, Energia e Ambiente em debate

No dia 5 de abril de 2022 teve lugar o FME – Fórum da Mobilidade Elétrica, no Auditório Luísa Todi em Setúbal, organizado pela ENA – Agência da Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da CMS – Câmara Municipal de Setúbal e da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

A abertura do evento contou com o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e com o Professor Associado na FCT-NOVA e presidente da Zero, Francisco Ferreira.

Assista ao vídeo da sessão de abertura:

Nos diversos painéis do Fórum da Mobilidade Elétrica participaram entidades como: POLIS – Cidades e Regiões pela Inovação nos Transportes, a Câmara Municipal de Sesimbra, E-REDES, MOBI.E, Miio, ALSA, UVE, APSS, Transtejo, SIEMENS, e EVolution.

Para além dos painéis principais, tiveram lugar várias sessões paralelas nas quais entidades como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Watts on Wheels, a ADENE, a Direção Regional da Energia dos Açores, o Instituto Politécnico de Setúbal, a MagnumCap, a Seat, a MOON, a Irrimac e a Siemens apresentaram e debateram ideias e projetos relacionados com a mobilidade elétrica.

No segundo painel da manhã, a UVE esteve presente na mesa redonda com o tema “Respostas aos desafios da mobilidade” com a presença de António Leal Sanches, Diretor Autarquias Sul da E-REDES Distribuição de Eletricidade SA, Antonio Álvarez Caamaño, Engenharia da ALSA España, Luís Barroso, Presidente da MOBI.E, Daniela Simões, CEO e Cofundadora da Miio Electric, Henrique Sánchez, Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e moderação de Filipa Cardoso, Diretora da Revista Smart Cities.

Assista ao vídeo da sessão do painel da manhã, onde a UVE esteve presente na mesa redonda com o tema “Respostas aos desafios da mobilidade”:

O FME permitiu debater diferentes aspetos relacionados com a mobilidade elétrica, tais como o seu planeamento e financiamento, refletir sobre os seus atuais desafios com todos os atores envolvidos (fabricantes e utilizadores de veículos elétricos, distribuidores de energia, empresas, investigadores, entre outros) e abordar, de forma diferenciada, a mobilidade elétrica no setor náutico, que oferece cada vez mais opções para atividades marítimo- turísticas e náutica de recreio.

Na sessão de encerramento, Henrique Sánchez, Presidente do Conselho Diretivo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, apresentou o grande evento anual da Associação – o ENVE Encontro Nacional de Veículos Elétricos.

Com o mês de junho o ENVE chegará a Setúbal! Nos dias 4 e 5 de junho, o maior evento da mobilidade elétrica em Portugal trará uma grande seleção de veículos elétricos, soluções de carregamento e atividades para a família. A entrada é livre e gratuita. Reserve a data e apareça!

A sessão foi encerrada pelo Presidente do Conselho de Administração da ENA, Sérgio Marcelino.

Mais uma atividade com a participação da UVE na divulgação da mobilidade elétrica e sustentabilidade dos transportes e energia em Portugal.